Salvador BA 12 05 2020 O governador da Bahia Rui Costa e mais 5 governadores do Norte e Nordeste anunciam não irão seguir novas diretrizes do governo Federal sobre serviços essenciais durante pandemia foto Paula Froes/Govba

Rui Costa anuncia toque de recolher em Lauro de Freitas e outras cidades 

Municípios de Itabuna e Ipiaú, no sul da Bahia, adotaram medida nos últimos dias: “Números estão crescendo a mais de 10% em Jequié e Lauro”, diz Rui Costa.

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, na noite desta quarta-feira (13), que o município de Jequié, localizado no sudoeste do estado, vai ter toque de recolher a partir da próxima quinta-feira (14). Segundo Rui Costa, a cidade, assim como Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, registrou crescimento na taxa de contaminação por coronavírus.

Rui Costa

Com a decisão do governador, Jequié vai se juntar a Itabuna e Ipiaú, municípios que também adotaram toque de recolher na Bahia.

O que nos preocupou hoje foi crescimento de duas cidades. Jequié, que está em um ritmo acelerado demais. Foi para 128 casos e já é a 5ª cidade em número de casos na Bahia. E a 6ª é a cidade de Lauro de Freitas. Falei há pouco, à tarde, com a prefeita de Lauro de Freitas e o prefeito de Jequié, da necessidade de mudar o padrão de medidas e de diminuir a circulação de pessoas, senão, isso aqui, rapidinho, em dois dias apenas, ultrapassará Feira de Santana. No ritmo que vai, se nada for feito, ultrapassarão Feira de Santana em número de casos. E todo mundo sabe que Jequié e Lauro têm população menor que Feira de Santana”.

“Acertei hoje com o prefeito de Jequié, vou fazer um decreto para publicar amanhã, estendendo a mesma medida que fizemos para Ipiaú e Itabuna. Ou seja, nada funcionará, exceto farmácia, a partir de amanhã à noite, para Jequié. Vai fechar tudo, inclusive mercados. Só vai ficar aberto farmácia”, continuou Rui Gosta.

Durante o período de toque de recolher, fica proibida a circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos comerciais, à exceção de farmácias, das 20h às 5h.

“Vamos tomar essa medida e, se as coisas não se ajustarem, vamos aumentar o tempo de restrição. Funciona dois, três dias a partir das 20h. Se não cair a contaminação, vamos aumentando prazo, puxando para as 18h, 17h”.

Rui Costa acredita que o município de Lauro de Freitas também vai precisar adotar esse tipo de medida para diminuir seus números de contaminação.

“Vai ser necessário também em Lauro de Freitas, não tenho dúvida. Números estão crescendo a mais de 10% em Jequié e Lauro”, concluiu Rui.