Quarentena: dicas para casais durante à pandemia 

Vamos falar de relacionamento em tempos de quarentena? Os terapeutas tântricos Satta Flor e Mahaprabhu, do TantrAmor, vêm atuando através das redes sociais e plataformas digitais através de textos, vídeos, lives e bate-papos, para não só propor que cada pessoa tenha uma relação saudável com seu corpo e sexualidade, como também com o(a) parceiro (a).

Sobre como aproveitar esse período de quarentena com a cara metade, Mahaprabhu aconselha o caminho do diálogo e da divisão de tarefas. “É importante entender que este é um momento atípico, de muitas rupturas e que – por isso – ambos precisam se comprometer para fazer da quarentena um momento de mais consciência”, acredita.

Quarentena

Se a convivência ficar difícil, o especialista sugere que se procure um auxílio profissional. “Vários terapeutas estão atendendo online com valor social e outros até gratuitamente. Não hora de descuidar da saúde mental carregando fardos gigantes, tomar decisões precipitadas, colocar sua responsabilidade para que o outro assuma. É o momento de encontrar uma unidade, montar um time, uma equipe fortalecida para passar por isso da forma menos danosa possível”, ressalta.

Agora, se o casal está separado fisicamente, Satta aconselha o uso da tecnologia para matar a saudade. “As vídeo-chamadas, neste momento, é que temos como imprescindível. É uma forma de colocar o sexo virtual em prática em momentos de maior intimidade. Usar a criatividade é a dica. Trazer um clima de descontração, romantismo, erotismo fica a cargo casal”, aponta.

Confira seis dicas para manter a relação saudável, segundo os terapeutas:

O que fazer:

1) Dividir as tarefas de casa: é fundamental para que não sobrecarregue uma pessoa e isto cause discórdias entre o casal;

2) Reservar momentos de lazer e descontração juntos: seja assistir a um filme, colocar músicas e dançar, ter um jantar diferente. Isto trará leveza para os dias de confinamento;

3) Dialogar sempre que algo estiver incomodando: não deixar acumular as insatisfações. Isto evitará os grandes atritos na relação.

O que evitar:

1) Evite invadir o espaço do outro: é fundamental que existam momentos de individualidade;

2) Diga não à comunicação violenta: sempre que trouxer algum incômodo fale sempre como está se sentindo, sem acusar a outra pessoa.

3) Não durma chateado (brigado) com seu par: a pessoa que está ao seu lado é sua maior aliada neste momento de desafios.