PT

PT decide que não vai apoiar CPI da Petrobras

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados deve formalizar, nesta terça-feira (21), a decisão de se opor à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. A instalação do colegiado tem sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro em meio a um novo aumento no preço dos combustíveis.

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

O posicionamento contrário da sigla à instalação do colegiado foi confirmado tanto pelo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), quanto pela própria presidente nacional do partido, a também deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).

Eu não apoio a CPI e o PT também não apoia, declarou Gleisi.

Na noite desta segunda-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a abertura da CPI. Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo falou sobre a articulação para instalar o colegiado e classificou a alta recente no preço dos combustíveis como um “abuso”.

Eu estou acertando uma CPI da Petrobras. “Ah, você que indicou o presidente”. Sim, mas eu quero uma CPI. Por que não? Se não deve nada, investiga o cara, declarou.

O presidente Bolsonaro ainda apontou que a atuação do governo federal para controlar o preço dos combustíveis tem um “forte apoio” do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Nesta segunda, Lira afirmou que não trabalhará para impedir a instalação de uma CPI contra a empresa.

Os partidos estão, cada um, com seu convencimento para dar respaldo ou não a esse pedido. CPI é algo lícito, normal. Com relação a isso, temos o regimento a cumprir, disse.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI