Lauro de Freitas abre programação do Mês da Mulher com debate sobre sororidade e feminismo

Feminismo e sororidade estarão em pauta, nesta quinta-feira (8), durante a primeira edição do projeto Na Base do Papo, às 10h, na Escola Municipal Solange Coelho. A ação, que faz parte da programação do mês da mulher promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), pretende atrair a Escola Municipal Solange Coelho, na Itinga, em Lauro de Freitas, mães e alunas da unidade para um diálogo sobre questões ligadas ao gênero.

Leia mais: Jovem que se jogou da passarela do Menandro esta no HGE entre a vida e a morte

A secretária da SPM Bárbara Chaves explica que o tema proposto dialoga com a necessidade de união e aliança entre mulheres. “Sororidade é uma palavra baseada na empatia e companheirismo. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros”, explicou.

O papo terá a participação da delegada Eliane Laranjeira, titular da 27ª Delegacia Territorial de Itinga, da tenente Naila Reis, responsável pela Base Comunitária da Itinga, da tenente Jéssica da 52ª CIPM e da jornalista e militante feminista Thamires Assad, que declarou estar entusiasmada com a possibilidade de estender os diálogos sobre feminismo e empoderamento fora dos muros acadêmicos.

“Nós queremos debater nesses espaços do cotidiano, trocando experiências, olhando no olho das mulheres da comunidade, fortalecendo os pensamentos feministas, o enfrentamento, a luta e as conquistas”, salientou.

Na próxima semana os encontros, palestras e feiras continuam. Na programação, a SPM reservou espaço, na terça-feira (13), para um diálogo com os frequentadores do Restaurante Popular.

A iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) integra o projeto Diálogos que acontece durante o ano inteiro em escolas, repartições públicas e privadas e nos espaços de convivência abordando temas ligados ao universo feminino. Na terça-feira (20), a mesma proposta será direcionada às servidoras da prefeitura de Lauro de Freitas, também no Restaurante Popular, às 15h.

As Feiras Mais Saúde Perto de Você e Mulheres que Fazem levarão serviços, consultas e exames. A primeira será realizada no sábado (17), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), no Residencial Dona Lindú, na Itinga. Durante todo o dia, palestras sobre a saúde da mulher e práticas integrativas serão oferecidas.

“Enquanto elas aguardam para serem examinadas falaremos sobre autonomia, autoestima e os serviços que oferecemos na SPM”, acrescentou Bárbara. A segunda acontecerá no domingo (25), no Parque Ecológico em Vilas do Atlântico, a partir das 10h. No local as usuárias do Centro de Referência Lélia Gonzáles farão exposição dos artesanatos confeccionados durante os cursos ofertados na unidade. Mês da Mulher

Mês da Mulher

LF 07/03/2018
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS
Contato: 71 32888626