Programa Bolsa Família poderá incluir material escolar

Programa beneficiaria famílias com crianças de 4 a 17 anos que estejam matriculadas em escolas públicas

Programa Bolsa Família
Valor do benefício vai variar de acordo com etapa de ensino e custo médio de produtos no estadoFoto: Luiz Nicolellla

Programa Bolsa Família… A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal analisa na próxima quarta-feira (28) o parecer favorável de Otto Alencar (PSD-BA) a respeito do projeto que concede aos beneficiários do programa Bolsa Família o Cartão Material Escolar (PLS 122/2013).

Veja também:

Caixa vai vender imóveis do Minha Casa, Minha Vida de proprietários inadimplentes

De autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), a proposta determina a transferência direta de recursos às famílias que fazem parte do programa, que tenham em sua composição crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, matriculados em escolas públicas. O auxílio terá a forma de cartões magnéticos fornecidos aos pais e baseia-se no programa Cartão Material Escolar, que funciona no Distrito Federal desde 2013.

Pelo texto, os cartões terão a função exclusiva de débito e só poderão ser usados em estabelecimentos credenciados pelo sistema de ensino. Os valores disponíveis vão variar de acordo com as etapas da educação básica e as modalidades em que estejam matriculados os alunos, além do custo médio do material escolar no respectivo estado.

Os recursos deverão vir de convênios firmados pelo governo federal com os governos estaduais e municipais, que estejam relacionados ao desenvolvimento e à manutenção do ensino, além de outras fontes orçamentárias.

“O projeto é bom e tem uma grande vantagem: baseia-se em uma experiência já testada e aprovada, no caso o Cartão Material Escolar no Distrito Federal. A proposta promove a autonomia cidadã no país”, pontua Otto em seu relatório.

Na justificativa, Lúcia Vânia ainda menciona o impacto positivo que a medida pode ter na dinamização do comércio em municípios mais pobres do interior do país, por meio da circulação destes recursos destinados à educação.

O projeto é terminativo e, caso aprovado, irá para a Câmara dos Deputados. Outras 10 propostas estão na pauta da CAS para quarta-feira.

Fonte: osaogonsalo