Proerd

Proerd em Lauro de Freitas

Mais de dois mil e quinhentos alunos das 46 escolas públicas e particulares da capital e Região Metropolitana, além do Colégio da Polícia Militar (Salvador), participarão, nesta sexta-feira (9), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Leia mais: Universitário é preso vendendo drogas dentro da Unime de Lauro de Freitas

A solenidade, que também comemora os 15 anos de atuação do programa no estado, está marcada para as 14h no Centro Panamericano de Judô (CBJ), em Lauro de Freitas, e deve contar com a presença do governador do Estado, do secretário de Segurança Pública, do comandante Geral da PMBA e outras autoridades civis e militares, além da prefeita Moema Gramacho.

O programa une esforços entre a Polícia Militar da Bahia-PMBA, educadores, família e comunidade local, com foco na prevenção e redução ao uso de drogas e da violência entre jovens, além de valorizar a vida e o desenvolvimento da sociedade.

Coordenador estadual do Proerd na Bahia, coronel César Cunha explica que o PROERD atua em todo o país desde 1992. “Na Bahia, durante esses 15 anos, alcançamos mais de 600 mil estudantes dos níveis fundamental I e II. Os instrutores são policiais militares que receberam capacitação e visitam as unidades escolares uma vez na semana para executar as aulas com material pedagógico especifico do cursos”, disse.

Participam do programa alunos do 5º ao 7º ano, com idades entre 9 e 12 anos. Durante a cerimônia as melhores redações produzidas pelos estudantes serão premiadas em reconhecimento ao bom aproveitamento das informações e conhecimentos compartilhados em sala de aula. Além disto, os estudantes participarão de sorteios de bicicletas e brindes e reafirmam sob juramento o compromisso de se manterem afastados das drogas.

“A expectativa é que o programa seja ampliado e a cultura da não violência e da prevenção ao uso de drogas seja disseminada para um número maior de alunos em 2019”, frisa coronel Cesar. Em 2018 o número de alunos alcançados foi de 97.363 e a expectativa, segundo ele, é que no próximo ano atingir a meta de 100 mil estudantes na Bahia.

Em Lauro de Freitas o programa atua há dez anos em doze escolas da rede municipal de ensino e particulares. Somente no primeiro semestre deste ano atendeu a 1.397 alunos em 47 turmas distribuídas nas unidades escolares Fênix, Dr. Paulo Malaquias de Mello, Dom Avelar, Jovina Rosa, Santa Júlia, Vovó Ciça, Tia Lúcia, Cadetes Mirins, Félix Cardoso e José Paranhos. Cada uma das 47 turmas tem aula uma vez por semana.