Problemas para encontrar um emprego ou estágio

Problemas para encontrar um emprego ou estágio? 

Você já enviou dezenas de currículos para oportunidades de emprego e/ou estágio e nem recebe uma resposta? Você pode estar fazendo algo de errado. Use essas 5 dicas para ter certeza que está dando a você mesmo a melhor chance de conseguir o sucesso profissional.

1. Personalize o seu material
Você está mandando o mesmo currículo para todas as vagas de emprego que se candidata? Pense em uma maneira de personalizar o seu material de uma perspectiva diferente: a da pessoa que vai te empregar. Se você não tem tido tempo para incluir o nome da empresa, a posição e breves referências para o que você vai fazer na função que se candidata, você não vai se destacar por conta da falta de conhecimento sobre a oportunidade. Cada carta de apresentação e currículo devem ser únicas e específicas para cada oportunidade de trabalho evidenciando as experiências mais relevantes que você teve.

Ao se focar e selecionar o seu conteúdo, você mostra que conhece sobre a empresa, entende sobre as funções e responsabilidades do cargo e que teve experiências semelhantes que qualificam você para o cargo. A qualidade é mais importante que a quantidade. Se você destinar um tempo para personalizar cada currículo e carta de apresentação, você vai obter uma taxa de resposta consideravelmente maior do que com o envio de documentos “padrões”.

2. Mostre as suas experiências e habilidades mais valiosas
Você é o líder em alguma organização de seu campus? Estou no exterior? Completou algum estágio? Os estudantes frequentemente ignoram o significado destes feitos pensando que o trabalho remunerado supera qualquer outro tipo de experiência. Se você está interessado em um estágio em Marketing mas nunca esteve em uma posição ligada ao Marketing, você deve colocar em seu currículo algumas tarefas realizadas por você que estão diretamente ligadas ao meio que quer trabalhar. Isso é tão importante quanto outro trabalho que você realizou, pois pode ser o seu diferencial.

Saiba sobre as descrições do trabalho e identifique suas experiências que podem ser relacionadas. Trabalho voluntário, envolvimentos em ações no campus, projetos desenvolvidos em sala, trabalhos do curso, empregos e estágios podem ser utilizados se estiverem ligados às funções e responsabilidades do cargo almejado.

3. Utilize seu Network
Você pode encontrar algumas oportunidades em anúncios de empregos, porém, ter um amigo que você pode recorrer no meio que saiba de suas habilidades e possa te auxiliar na busca é sempre uma maior chance de sucesso na procura.

Pense nas pessoas que você possa entrar em contato e que possa ajudá-lo, como: colegas da universidade, familiares, amigos, supervisores e professores. O que deve ser levado em consideração é se ele trabalha em sua área de interesse. Se não, existe uma possibilidade de conhecer alguém que trabalhe. Fale sobre os seus objetivos e mantenha essas pessoas atualizadas enquanto você identifica as empresas e cargos de seu interesse. Seus contatos podem saber de cargos que não foram divulgados, maneiras de conhecer a empresa e conseguir se conectar a ela para te auxiliar no processo.

4. Foque na procura
Estudantes que não têm certeza do tipo de cargo que estão procurando podem se sentir intimidados e surpresos com o número de oportunidades que podem encontrar. Não tem problema estar inseguro. Escolha especificamente os campos de interesse e os locais para estreitar a sua pesquisa. Isso vai ajudar você a encontrar oportunidades que encaixem com o seu perfil e vai proporcionar mais tempo para ser investido em aplicar nos materiais para a área de interesse. Se as suas opções e oportunidades estão limitadas, considere ampliar os seus critérios.

5. Seja realista quando definir um objetivo
Se existe uma empresa dos seus sonhos ou algum cargo, é interessante se candidatar a essa oportunidade e tentar encontrar contatos que auxiliarão a enfatizar o seu interesse. No entanto, tome cuidado para não depender somente dessas oportunidades. Sempre tenha um plano alternativo. Mesmo que você não tenha todas as qualificações especificadas para o cargo, considere tentar esse cargo de interesse de qualquer maneira. Desde que você se encaixe na maioria das qualificações necessárias e demonstre um grande interesse em seu material apresentado, muitas vezes, você será levado em consideração, principalmente se você utilizar os seus contatos também. O que não deve acontecer é descartar oportunidades que pareçam abaixo do seu cargo ideal. Se você for contratado e provar o seu valor como profissional, irá encontrar oportunidades para crescer no emprego.

Fonte: universiabrasil