Primeiro julgamento do caso de feminicídio em Lauro de Freitas

Primeiro julgamento do caso de feminicídio em Lauro de Freitas

Movimentos sociais e de mulheres estão mobilizados para acompanhar, nesta quinta-feira (30), o primeiro julgamento de um caso de feminicídio em Lauro de Freitas. O julgamento, que terá início às 8h, no Fórum Criminal Desembargador João Mendes da Silva, Centro, leva ao banco dos réus o mecânico José Cosme Alves de Brito, que em 24 de junho de 2017 assassinou a companheira Vanúsia dos Santos, no bairro de Vida Nova, em um crime de grande repercussão na cidade. Primeiro julgamento do caso de feminicídio em Lauro de Freitas.

Leia mais: Menina faz pedido horrível no Facebook e duas horas depois o pior acontece
Leia mais: Baiana leiloa sua virgindade para pagar cirurgia do pai
Leia mais: Segurança é flagrado fazendo sexo com cadáver dentro de hospital

“É um momento de tristeza, mas também mostra o avanço no combate a esse crime. Estamos acompanhando o caso e esperamos que justiça seja feito”, enfatizou a secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Bárbara Chaves. Nas redes sociais, as entidades “que cotidianamente lutam em defesa da vida das mulheres” estão sendo convocadas a prestar solidariedade a todas as mulheres bvítimas de agressão e em especial aos familiares de Vanúsia, e a exigir justiça.

A Lei que tipifica o feminicídio foi sancionada em março de 2015 pela então presidenta Dilma Roussef e considerada um marco no combate à violência contra a mulher. Com média acima da nacional, a Bahia é o sexto estado com mais casos de violência contra a mulher e tem quatro dos dez municípios com maior número de homicídios femininos do país. Nesse ranking, Lauro de Freitas ocupa a quinta posição.

29/08/2018

ASCOM PMLF

Primeiro julgamento do caso de feminicídio em Lauro de Freitas

Feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil.

O feminicídio se configura quando é comprovada as causas do assassinato, devendo este ser exclusivamente por questões de gênero, ou seja, quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher.

Alguns estudiosos do tema alegam que o termo feminicídio se originou a partir da expressão “generocídio”, que significa o assassinato massivo de um determinado tipo de gênero.

De modo geral, o feminicídio pode ser considerado uma forma extrema de misoginia, ou seja, ódio e repulsa às mulheres ou contra tudo o que seja ligado ao feminino.