Presidente

Após a declaração machista, o Presidente Moreno pediu desculpas nas redes sociais e disse que não pretendia minimizar a violência contra a mulher ou denúncias de abusos

O Presidente do Equador, Lenín Moreno, fez, na última sexta-feira (31), declarações polêmicas durante um encontro com investidores, na cidade de Guayaquil. Segundo ele, as mulheres só reclamam de assédio de homens feios. Após a declaração machista, Moreno pediu desculpas nas redes sociais.

BOMBA: Tony Salles manda prefeita tomar no c* após chegar atrasado em show

Os homens são constantemente sujeitos a acusações de assédio. Vejo que as mulheres frequentemente denunciam assédio, é verdade, é bom que o façam, mas às vezes vejo que estão com raiva dessas pessoas feias”, disse o presidente. “Isso quer dizer que o assédio é quando se trata de uma pessoa feia, mas se a pessoa é bem apresentada de acordo com os padrões, ela geralmente não pensa necessariamente que é um assédio. Já no caso da minha idade, não seria assédio, seria ocaso sexual , acrescentou o gestor.

Nas redes sociais ele negou que pretendesse minimizar a violência contra a mulher ou denúncias de abusos. “No meu comentário sobre assédio, [eu] não pretendia minimizar um assunto tão sério como violência ou abuso. Peço desculpas se foi entendido dessa maneira. Rejeito a violência contra as mulheres em todas as suas formas!”, disse o presidente no mesmo dia após a declaração.

O presidente Lenín Moreno enfrenta uma onda de críticas nas redes sociais por causa de suas declarações. No último sábado (1), a ativista de direitos humanos, Lolo Miño, rejeitou as expressões de Moreno e questionou a capacidade do gestor de governar.

É uma questão de saber se uma mulher se sente à vontade com a abordagem, não se o cara é bonito ou não. Às vezes duvido que ele (o presidente) seja capaz de administrar o país. Que vergonha, afirmou Miño.

A organização Mulheres pela Mudança também se manifestou em uma rede social sobre o assunto: “Não, não presidente Lenín Moreno, não é que as mulheres agora pareçam assediadas, é que homens como você nunca acharam ruim assediar! Rejeitamos suas declarações violentas”.