Prefeitura de Lauro de Freitas muda expressão toque de recolher

A Prefeitura de Lauro de Freitas, Cidade da Região Metropolitana de Salvador, instituiu a partir da sexta-feira, dia 15/5, através de decreto municipal, o “toque de recolher” das 8 da noite às 5 da manhã do dia seguinte. Para tentar amenizar a força da expressão, o poder municipal resolveu mudar e dizer que: “o decreto restringe a locomoção noturna”.

O decreto, que restringe a locomoção noturna e permanência de pessoas em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 5h da manhã, passa a valer no município de Lauro de Freitas a partir desta sexta-feira (15). A medida da Prefeitura Municipal para conter o avanço do novo coronavírus vai até o dia 24. Os detalhes do novo decreto foram apresentados pela prefeita Moema Gramacho, durante coletiva on-line na tarde desta quinta-feira (14).

Prefeitura de Lauro de Freitas

Durante a vigência do decreto, todo o comércio, escritórios, empresas e outros serviços considerados essenciais (supermercados, padarias, lotérica e outros), deverão permanecer fechados. Proprietários devem garantir o início e encerramento diário das atividades, dando o tempo necessário para que seus colaboradores cheguem ao trabalho e voltem para casa dentro do horário de circulação permitida.

Ficam autorizados a funcionar farmácias e unidades de saúde, assim como a locomoção de pessoas até esses serviços, em situações que fiquem comprovadas a urgência ou emergência do deslocamento. Trabalhadores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e assistência social, das estruturas das forças policiais e de segurança pública e patrimonial, também poderão circular no horário de limitação.

Ainda estão autorizados a funcionar postos de combustíveis localizados na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco). Restaurantes poderão funcionar em sistema de delivery desde que ofereçam transporte aos seus funcionários. O descumprimento da medida pode levar o autor a ser autuado em flagrante pela prática dos crimes previstos no Código Penal Brasileiro. 

No município de Lauro de Freitas, o uso de máscaras de proteção facial permanece obrigatório para todas as pessoas em circulação externa, assim como a limitação de 50% das vagas de estabelecimentos comerciais e a permissão de entrada de clientes para cada nove metros quadrado.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a restrição de locomoção noturna é uma medida preventiva para evitar o colapso na saúde. “Já adotamos várias medidas preventivas e realizamos ações educativas no município. Durante o período desse novo decreto iremos avaliar a evolução da pandemia e adotaremos outras medidas mais radicais se necessário”. Como afirmou Moema, a situação epidemiológica de Lauro de Freitas está sob controle.

Segundo a prefeita, pessoas que forem flagradas na rua no horário de restrição terão que comprovar que se trata de emergência e se necessário serão acompanhados pela estrutura de fiscalização da Prefeitura.