Esquema de multas de trânsito da gestão do prefeito ACM Neto é denunciado

Gestão do prefeito ACM Neto é acusada de fraudar sistema de fiscalização do transito com finalidade arrecadatória.

Veja também:

Mulher viciada em casados diz que traição é culpa das esposas

Indignado com multa de trânsito aplicada pela gestão do prefeito ACM Neto (DEM), rodoviário Robson Souza apresenta, em vídeo, denúncia de fraude no sistema de fiscalização do trânsito de Salvador.

O indício de fraude é revelado pelo motorista através da apresentação do registro do tacógrafo e do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que fiscalizam eletronicamente o veículo que dirige. Além destas comprovações, Robson Souza afirma que o ônibus é parametrizado para não ultrapassar 70 Km/h.

O motorista conclui a denúncia questionando se várias multas aplicadas pelo setor de fiscalização do trânsito de Salvador não se constituem em verdadeiras fraudes com objetivo arrecadatório.

prefeito ACM Neto

Confira vídeo

Fonte: jornalgrandebahia

Alguns motoristas de Salvador têm usado aplicativos de vendas para negociar a transferência de pontos de infrações de trânsito na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em anúncios, condutores contratam e oferecem o serviço. O valor varia, a depender do número de pontos transferidos. Há ofertas a partir de R$ 50.

A transferência só é permitida quando, no momento da infração, o carro multado está sendo dirigido por um motorista que não seja o dono. Em situações diferentes, como a da venda do serviço, a transferência é ilegal, considerada como falsidade ideológica e fraude.

No esquema ilegal, a multa é transferida para a CNH de outro motorista, para livrar o infrator dos pontos. Desta forma, o condutor paga o valor da multa e pode continuar dirigindo sem se preocupar em atingir o valor máximo de pontos (20) em 12 meses.

“Preciso de alguém habilitado que possa transferir uma multa de 4 pontos para a carteira, pois tomei a multa pela Transalvador e estou com mais pontos na carteira e não posso assumir. Pago na hora. Peço ajuda e compreensão”, diz um dos anúncios.

De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em 2017, foram registradas 67.437 transferências. Já em 2018, até então, ocorreram 4.510. No entanto, não há como precisar quantas delas foram ilegais. Por conta disso, a fiscalização foi intensificada.

“Evidentemente que a gente não pode afirmar que todas as pessoas que assumem as pontuações, mesmo que mais de uma vez, estejam cometendo algum tipo de fraude. Mas isso já é um indício que leva a uma apuração mais rigorosa, mais atenta. É um crime. Além de falsidade ideológica, pode ser considerada também estelionato”, informou o superintendente da Transalvador, Fabrizio Muller.

Quando o motorista tem a carteira suspensa, ele passa por um curso de reciclagem. “A punição tem caráter educativo. Além da suspensão de dirigir, ela vai ter que fazer um curso de motorista infrator, no qual ela vai ter que se reciclar, se reeducar, para se comportar de forma segura no trânsito. Ao fazer essa prática criminosa, a pessoa vai estar tirando a possibilidade de reeducação desse condutor infrator”, relatou o Major Luide Souza, especialista em trânsito.