Manobra política: Prefeita Gramacho tenta garantir reeleição de vereador do PRD de Lauro de Freitas
por Léo Barros
O Partido Republicano Democrático (PRD) de Lauro de Freitas, o único município da Bahia onde não está sob a influência do prefeito Bruno Reis (União), viu-se no epicentro de uma disputa hilária. A prefeita Moema Gramacho (PT) decidiu colocar em prática uma estratégia digna de um roteiro de sitcom para “salvar” a reeleição de um aliado, o vereador e ex-secretário de Meio Ambiente, Alexandre Marques.
São Cristóvão: Homem é condenado a mais de 31 anos após matar Jamile
A prefeita petista, com uma dose generosa de criatividade política, resolveu fazer um convite inusitado ao presidente municipal do PRD: filiar-se ao Partido Verde (PV), que tem uma espécie de “aliança cômica” com o PT e o PCdoB. A intenção seria, segundo fontes bem-humoradas, “salvar” Marques de um destino político mais sombrio, já que ele teria falhado em montar uma chapa eleitoral minimamente competitiva.
Os outros pré-candidatos a vereador do PRD, por sua vez, foram deixados “a ver navios”, ou melhor, “a ver piadas políticas”. Enquanto isso, a fusão do PRD, que surgiu do casamento entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota, parece mais um enredo de novela mexicana do que uma fusão partidária séria.
E a história fica ainda mais hilária quando lembramos que Alexandre Marques, o protagonista desta trama política, tentou manter o controle do PRD após a fusão, mas foi vencido por um aliado do prefeito Bruno Reis. Afinal, em que novela estamos mesmo?
O presidente nacional do PRD, Ovasco Roma, fez uma aparição especial nessa comédia, indicando que se Marques deixar o partido, uma nova comissão provisória será instalada por orientação do aliado do prefeito. Parece que temos um enredo digno de um filme de comédia política brasileira.
Enquanto isso, em entrevista ao nosso repórter, Alexandre Marques, em meio a risadas contidas, disse que “ainda não decidiu sobre a questão”, mesmo com a janela partidária se fechando e a brecha na legislação eleitoral parecendo uma cena de humor nonsense.
Com tantas reviravoltas e personagens excêntricos, a política em Lauro de Freitas se transformou em um verdadeiro espetáculo de stand-up, onde o público fica na expectativa para ver qual será o próximo episódio dessa série cômica e eleitoral.
Enquanto isso, os eleitores de Lauro de Freitas aguardam ansiosos para ver se o PRD será “salvo” pela prefeita Moema Gramacho e seu convite para o Partido Verde, ou se teremos um final inesperado digno dos melhores roteiros de comédia política.
Um minuto, por favor…
Agradeço pelo interesse neste artigo! E se você apreciou o conteúdo desse artigo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor CLICANDO AQUI.