Ponte Salvador-Itaparica

Ponte Salvador-Itaparica: Apesar dos custos milionários sem um tijolo sequer colocado, os contratos das duas Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem ser cancelados pelo governo

A construção da ponte Salvador-Itaparica, ainda em fase inicial, já está acarretando custos significativos para o estado da Bahia. Assim como ocorreu com o VLT do Subúrbio, que gerou um desembolso de R$ 56,9 milhões, a ponte já acumula gastos públicos de R$ 316,88 milhões somente com estudos, projetos e o aporte ao Fundo Garantidor da Ponte (FGAP), de acordo com informações apuradas pelo Aratu On. No entanto, esse valor tende a aumentar, visto que ainda existem contratos já assinados que exigirão um pagamento adicional de R$ 50,6 milhões por parte do Estado.

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Apesar dos custos milionários sem um tijolo sequer colocado, os contratos das duas Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem ser cancelados pelo governo. Essa afirmação foi feita pelo próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Ele afirmou que a prioridade é resolver a situação do VLT antes de lidar com a questão da ponte. Durante as comemorações do Dois de Julho, em Salvador, o governador declarou: “Existem alguns projetos em que a minha chegada significa avaliar, e isso não significa que teremos que continuar com o impasse. Por exemplo, a BYD anunciará a indústria, mas temos o VLT com eles. Caso percebamos que ainda há dificuldades na execução, vamos dialogar e, se necessário, cancelar o contrato e abrir nova licitação. A mesma situação se aplica à ponte. O ex-presidente Lula falou pessoalmente com o presidente Xi Jinping. Ele também conversou pessoalmente com o consórcio que ganhou a licitação. Se em pouco tempo percebermos que as coisas não estão progredindo, tomaremos as medidas necessárias.”

Apenas em projetos e consultorias, o Estado já assinou contratos no valor de R$ 117,38 milhões, dos quais R$ 66,7 milhões já foram pagos. Além disso, o governo baiano teve que depositar R$ 250 milhões no Fundo Garantidor para Construção da Ponte Salvador-Itaparica (Sistema Viário Oeste), como parte do compromisso estabelecido no contrato com o consórcio vencedor da licitação realizada em 2020, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). O aporte inicial do governo era de R$ 1,5 bilhão, para um investimento total de R$ 5,4 bilhões.

A maior fatia dos contratos de consultoria ficou a cargo da McKinsey & Company inc do Brasil Consultoria, que recebeu R$ 41,3 milhões. A Maia Melo Engenharia, responsável também pelo projeto básico de engenharia, assinou contrato no valor de R$ 21,88 milhões. A Systra Engenharia obteve um contrato de R$ 18,68 milhões. O Consórcio Supervisor Ambiental recebeu R$ 17,26 milhões. A Enescil Engenharia, que também participou do projeto básico de engenharia, cobrou R$ 11,1 milhões. A Cowi também recebeu R$ 7 milhões.

Em resposta ao site Aratu On, a concessionária responsável pela construção da ponte afirmou, por meio de comunicado, que a parceria segue fortalecida em direção à concretização desse importante investimento no setor de infraestrutura da Bahia. A empresa também ressaltou seu compromisso com a execução plena do contrato firmado com o governo estadual.

Apesar dos custos significativos já incorridos, a construção da ponte Salvador-Itaparica é considerada um empreendimento de alta complexidade, com potencial para impulsionar o desenvolvimento da região e beneficiar cerca de 10 milhões de habitantes em aproximadamente 250 municípios. A ponte, que será a maior da América Latina com 12,4 km de extensão, tem o potencial de gerar cerca de sete mil empregos durante o pico das obras. Estão previstos mais de 50 programas abrangendo questões ambientais, socioculturais, uso do solo, habitação, infraestrutura urbana e educação.

Embora os desafios e custos relacionados à ponte sejam notáveis, o governo da Bahia continua comprometido com o projeto e está determinado a garantir sua realização.

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