Passageiros

Decisão abrupta das empresas Avanço e Costa Verde deixa passageiros temerosos e sem opções de transporte na Região Metropolitana de Salvador.

por Léo Barros

Moradores de quatro cidades da Região Metropolitana de Salvador foram surpreendidos nos últimos dias com o anúncio do encerramento de 12 linhas de ônibus operadas pelas empresas Avanço e Costa Verde. Essas linhas, responsáveis por transportar mais de 2 milhões de pessoas por mês, são fundamentais para a mobilidade dos moradores entre os municípios e a capital.

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A decisão impactante de encerrar as operações foi comunicada pela Costa Verde, que encerrará todas as suas linhas a partir do dia 1º de maio. Logo em seguida, a Avanço seguirá o mesmo caminho, encerrando suas atividades no dia 3 de maio. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindimetro-BA), Mário Cléber, confirmou a notícia, deixando os passageiros em um estado de preocupação e incerteza.

Entre as linhas que serão desativadas, estão a 846 (Lauro de Freitas X Lapa), 860 (Portão X Terminal Pituaçu) e 841 (Vilas do Atlântico X Campo Grande), que têm uma história de 26 anos servindo à população local. Essa mudança abrupta tem gerado ansiedade e apreensão em passageiros como Ana Julia Sobral, de 23 anos, que diariamente depende do transporte da Costa Verde para se deslocar entre Lauro de Freitas e sua faculdade na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.

“O serviço já é extremamente sucateado, com uma frota pequena para uma quantidade enorme de pessoas. Sem esses ônibus, o transtorno vai ser ainda maior. Já estou ansiosa sem saber o que será da minha vida”, desabafa Ana Julia, refletindo a angústia de muitos que dependem dessas linhas para seus deslocamentos diários.

O cenário se agrava ainda mais com a preocupação dos moradores de municípios como Madre de Deus, Candeias, e Camaçari, que também serão afetados pelo fim dessas linhas. Anna Carollyne Vieira, habitante dessas regiões, destaca a importância dos ônibus da Avanço para suas idas a Salvador, seja por lazer ou em situações de emergência médica.

A redução drástica no número de empresas operando o transporte público na região é motivo de grande inquietação. Passageiros reclamam da falta de pontualidade e da má qualidade dos serviços prestados pelas empresas existentes, temendo que a situação se deteriore ainda mais com apenas duas operando.

O urbanista José Lázaro de Carvalho explica que o fim das linhas tem o objetivo de integrar os sistemas metroviário e rodoviário. “Há uma tentativa de racionalizar o sistema para que linhas metropolitanas não concorram com as linhas de Salvador dentro da capital”, afirma o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Para uma integração eficiente, Carvalho ressalta a necessidade de melhorias no sistema, garantindo a confiabilidade e a pontualidade dos ônibus. No entanto, o desafio é grande, especialmente com a preocupação dos mais de 1,5 mil funcionários das empresas Costa Verde e Avanço que agora se encontram em aviso prévio.

Enquanto a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro-BA) destaca a falta de pronunciamento oficial das empresas e do Poder Público sobre o assunto, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) afirma que outras empresas como Expresso Metropolitano, Expresso Vitória, ATP, Univale e Atlântico continuarão operando para minimizar o impacto na população.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está acompanhando de perto a situação desde 2017, quando iniciou investigações sobre irregularidades no sistema de transporte intermunicipal. A ação civil pública movida pelo MP-BA em agosto do ano passado visava suspender as linhas metropolitanas da empresa Costa Verde, mas ainda não há posicionamento sobre o encerramento das atividades das empresas Avanço e Costa Verde.

Em meio a essa incerteza, os passageiros e moradores da Região Metropolitana de Salvador esperam por soluções que garantam a continuidade e a qualidade do transporte público, um serviço essencial para o dia a dia de milhões de pessoas.

Linhas Desativadas:

Costa Verde

846 – Lauro de Freitas – Lapa (via Avenida Centenário)
860 – Portão – Terminal Pituaçu (via Avenida Pinto de Aguiar)
841 – Vilas do Atlântico – Campo Grande (via orla)

Avanço Transportes

A800 – Camaçari x Águas Claras (via BA-093)
A0812 – Camaçari x Simões Filho
A0813 – Candeias x Simões Filho
A814A – Camaçari x Águas Claras (via Parafuso)
A0834 – Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
A0835 – Distrito de Passé (Candeias) x Calçada
A0903A – Candeias x Outlet Premium (via Simões Filho)
874A – Simões Filho x Lauro de Freitas
811.URB – Candeias x São Francisco do Conde

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