Lula

O grande erro de Lula

Lula está fazendo uma confusão deliberada Ou seja, é péssimo. O ex-presidente. afirmou de novo que precisa regulamentar a imprensa, “direito de resposta” porque a internet está com um ambiente de muita mentira e fake news.

São coisas diferentes. A imprensa. no sentido dos grandes jornais, das grandes emissoras de televisão, das revistas de maior circulação, já está sob uma legislação  na qual existe o direito de resposta regulamentado.

Além disso todos esses órgãos estão sob as leis vigentes. O jornal pode ser processado, o jornalista pode ser processado e é fácil localizar quem publicou ou divulgou o que e quando isso ocorreu. A área da comunicação que o Brasil precisa estudar e combater problemas é outra: as plataformas sociais e a internet.

É preciso  buscar ver o que outros países estão fazendo para saber como controlar, como evitar a divulgação em massa de fake news e evitar as mentiras sobre a saúde na pandemia, por exemplo, que tem sido tão prejudicial. E ao mesmo tempo respeitando a liberdade de expressão.
Isso que precisa ser estudado para descobrir a melhor maneira de fazer. É assunto novo, sobre os quais há vários estudos sendo feitos. Na internet circulam mentiras e agressões tóxicas por perfis falsos manipulados por pessoas reais.

Os estudos que estão sendo feitos em países europeus são para combater e evitar que exista um ambiente de mentiras, falsificações, que prejudicam não só campanhas eleitorais, mas como também a saúde das pessoas, como testemunhamos com a Covid-19.

Lula errou ao defender a regulamentação da imprensa recentemente, voltou atrás e agora erra de novo. Não é a primeira vez que faz isso.
Lá atrás também defendeu um projeto de regulação da mídia, isso, quando estava no poder, mas foi pressionado à época e desistiu.
Esse projeto não era voltado para a internet, e sim para os meios de comunicação, que já são regulamentados, controlados pela legislação vigente.

Ao fazer essa nova tentativa deliberada, misturando alhos com bugalhos, Lula só cria argumentos para que o presidente Jair Bolsonaro tente tachá-lo de autoritário.

Lula vacila ao dar argumentos para o adversário e deixa uma área muito nebulosa, que pode inevitavelmente aumentar a insegurança em relação a ele.

Fonte: Veja

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI