A Prefeitura de Lauro de Freitas esclarece que todas as demandas apresentadas pelos professores durante a Campanha Salarial e acordadas com a administração municipal já foram cumpridas ou estão em análise por uma comissão criada durante a campanha para dar celeridade nos processos, estando ainda dentro do prazo estabelecido. Entre as questões em análise na Comissão estão os processos administrativos e o plano de carreira.

Como resultado das negociações, além de cumprir o piso nacional, a Prefeitura aumentou o valor do ticket alimentação, reajustou os salários dos professores com índice superior à inflação e a todas as demais categorias do quadro de servidores do município, e realizou o pagamento retroativo para os professores que estavam fora do piso.

Em relação à eleição direta para diretores e vices das escolas da rede municipal, a prefeita Moema Gramacho se comprometeu e vai cumprir. O tema está sendo discutido com uma comissão criada especialmente para avaliar e definir, junto com a prefeita, o melhor momento para realizar o processo eleitoral.

Quando aos funcionários contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo- REDA, a Prefeita, mesmo entendendo que os que se candidataram aceitaram as condições estabelecidas no Edital, se dispôs a discutir em Comissão as questões pontuadas pelos trabalhadores.

Esclarece ainda que as licitações para aquisição de material de uso nas escolas foram concluídas e todas as unidades da rede já estão recebendo o que foi solicitado à Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura entende, assim, que não há justificativa para uma greve que vai prejudicar, mais uma vez, os alunos. A gestão municipal reforça o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade e assegura aos pais que, havendo a paralisação, as aulas terão que ser repostas para cumprir o Ano Letivo integral.