Bebê de 1 ano morre no Nelson Barros Lauro de Freitas

SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE

A respeito da ocorrência registrada no PA Nelson Barros – Centro, nesta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) esclarece que todos os procedimentos foram adotados no atendimento à criança Lara Pereira, desde o momento em que deu entrada na unidade com quadro de diarreia e vômito diagnosticado como gastroenterite viral.

A criança foi levada ao PA pela mãe, por volta das 23h. Foi atendida pelo médico de plantão e encaminhada à equipe de enfermagem para administração de soro e Plasil. Antes mesmo que o medicamento fosse administrado (quando apenas o soro estava sendo aplicado) a criança vomitou e aspirou o vômito obstuindo os pulmões, gerando um quadro de insuficiência respiratória que evoluiu para parada cardiorrespiratória.

Médicos e enfermeiros de plantão tentaram todos os procedimentos para reanimá-la sem êxito. O relatório médico está à disposição de qualquer perícia técnica e a equipe de médicos e enfermeiros do PA Nelson Barros – que tem sido referência em Pronto Atendimento na Região Metropolitana está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Por decisão da família, o corpo da pequena paciente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues para confirmação das causas do óbito. A Prefeitura acompanhou tudo, colocou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania à disposição da família.

A Prefeita entrou em contato com os pais buscando conforta-los e se colocou à disposição para tudo o que precisarem. Buscou, ainda, junto ao Governo do Estado, agilizar a vinda do transporte do IML, apesar dos transtornos que o trânsito do país passa. E vai continuar acompanhando toda apuração da causa da morte por parte do IML, mesmo já tendo conversado com o médico que explicou com detalhes o ocorrido.

Bebê de 1 ano morre no Nelson Barros

Prefeitura de Lauro de Freitas
LF 25/05/2018