Não deram chances para ele

Não deram chances para ele, diz mãe de adolescente morto pela PM

Welligton ia para casa da namorada quando foi abordado por policiais, diz família do rapaz.

O adolescente Welligton da Silva, 17 anos, foi morto pela polícia, na tarde deste domingo (15). Segundo os familiares, ele caminhava em direção à casa da namorada no bairro de São Cristóvão, quando foi atingido com um tiro no peito após uma abordagem policial. Já a Polícia Militar informou que o rapaz foi morto em confronto.  De acordo com a mãe do adolescente, Welligton saiu de casa, na Rua 14 de Dezembro, em São Cristóvão, por volta das 13h, com destino à casa da namorada na Rua Lessa Ribeiro, no mesmo bairro. Não deram chances para ele

Leia mais: Caminhão invade posto, mata uma pessoa e seis ficam feridos em Salvador

A poucos metros do destino final, a vítima, relata a mãe, estava de cabeça baixa, mexendo no celular quando foi surpreendido por policiais da 49°Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/São Cristóvão). Ainda de acordo com ela, os policiais não pediram os documentos do filho e nem deram chances para que ele falasse o motivo de estar caminhado na rua.

Segundo Nalva, o filho não tinha envolvimento com o tráfico de drogas e nem passagem pela polícia. A Polícia Civil foi procurada e não confirmou a informação – se limitou a afirmar que o caso estava com a Polícia Militar. Welligton estava concluindo o sexto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes.

A mãe denuncia que abordagens truculentas são comuns no bairro e que só esse ano outras cinco mães perderam seus filhos na mesma circunstância. Após o homicídio, a família, assustada, pretende se mudar do bairro. Um primo da vítima, também adolescente, diz que os jovens convivem com o medo de morrer. “Quero me mudar de lá. Todos andam muito assustados porque pode morrer qualquer um”, diz.

Os familiares contaram que, após ser baleado, a vítima foi colocada na viatura pelos próprios policiais e encaminhado para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Feitas. Lá o caso foi registrado como troca de tiros, o que nega a mãe. “Eu preferia que tivessem prendido ele, deixado na cadeia do que matar dessa forma. Cheguei no hospital e encontrei meu filho na maca já sem vida”, lamenta a mãe.

Revide

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que, por volta das 15h10, policiais militares da 49ª CIPM (São Cristóvão) realizavam rondas na Rua Lessa Ribeiro quando avistaram cinco homens armados. Segundo a nota, ao visualizarem a equipe os suspeitos passaram a atirar contra os policiais, houve revide, e “um adolescente de 17 anos atingido e imediatamente socorrido para o Hospital Menandro de Farias, onde não resistiu aos ferimentos”.

Com o adolescente os policiais afirmaram que encontraram uma pistola calibre 380, um celular, 61 papelotes de cocaína e R$ 17 em dinheiro. A ocorrência foi registrada na Corregedoria da PM. Ainda de acordo com a nota, a PM disse que, sobre a denúncia da família, orienta o registro do fato na Corregedoria da Polícia Militar que fica situada na Rua Amazonas, 13, Pituba, “a fim de formalizar o registro de queixa para que seja realizada a devida apuração. Contudo, é importante ressaltar que todo auto de resistência gera um Inquérito Policial Militar, apurado pela Corregedoria da Corporação e remetido ao Ministério Público”.

Fonte: Correio