Mutirão de Cirurgias retorna a Lauro de Freitas nos dias 24 e 25

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Mutirão de Cirurgias estará retornando ao município para atender às pessoas que não conseguiram passar pela triagem na primeira etapa do programa. Na oportunidade, as unidades móveis ficarão estacionadas na Rua Euvaldo Santo Leite, S/N (Restaurante Popular). O atendimento começa às 7 e prossegue até 18h. O Mutirão de Cirurgias é um programa do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Os pacientes passarão por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. O paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.

Caso não esteja cadastrado, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode passar pelas consultas pré-operatórias. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes fazem exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio X.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. As mulheres que ainda possuem ciclo menstrual devem levar o exame Beta HCG. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado, a idade para realização de cirurgias é de 14 á 65 anos.

O secretario de saúde do município de Lauro de Freitas disse que essa é mais uma oportunidade para quem deseja realizar cirurgia eletiva.

 ” Essa é a segunda etapa do programa na cidade, os primeiros pacientes atendidos aqui no inicio do mês, foram encaminhados ao Hospital Jorge Novis e muitos já realizaram as cirurgias, só temos a agradecer a Prefeita Moema Gramacho, a deputada Mirela Macedo e ao nosso governador Rui Costa” Disse Dr. Erasmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *