Mulher relata que teve tumor no fígado após tomar anticoncepcional

Mulher relata que teve tumor no fígado após tomar anticoncepcional

Oi gente, meu nome é Thaynara Raquel, tenho 26 anos e fui vítima desse veneno chamado anticoncepcional. Há 10 anos eu tive minha filha, desde que isto aconteceu eu comecei a tomar e nunca senti nada, por isso nunca pensei em parar.

No Carnaval de 2016 eu decidi engravidar novamente e parei os anticoncepcionais. Com uns 15 dias que eu parei de tomar esse veneno eu tive fortes dores abdominais, fui para a urgência e lá me disseram que não era nada.

Leia mais: Jovem estuprada pelo padrasto poderá ficar 20 anos na cadeia
Leia mais: Mãe deixa filha de 4 anos ser estuprada para agradar o marido! “Ele adorava”

Com 10 dias voltei a sentir fortes dores, sensação de sufocação e vomitando muito, a pior dor da minha vida. Nunca tinha sentido tanta dor na vida. Voltei na urgência e fui diagnosticada com um adenoma hepático em estado hemorrágico, meu mundo caiu de repente…

Veio uma equipe de médicos dizendo que eu estava correndo risco de vida e que eu precisava me operar logo. Passei um mês e cinco dias internada, tomando morfina, enquanto os médicos estudavam como iriam fazer pra me operar, porque meu tumor estava muito grande.

Pesou quase 2 quilos quando foi retirado do meu fígado, retiraram a parte direita toda do meu fígado. Quando fiz a cirurgia precisei de bolsas de sangue, de plaquetas, etc. A cirurgia demorou sete horas, contadas de relógio, porque o tumor colou na minha costela e foi difícil de descolar.

Passei quatro dias na UTI, mas hoje, graças a Deus, estou com quatro meses de operada e estou me recuperando bem. Os médicos disseram que o tumor foi causado pelo anticoncepcional, porque esse tumor é causado por anticonceptivos ou por esteroides.

Como eu nunca tomei esteroides e nem coisa parecida, só pode ter sido causado pelo anticoncepcional. Fiz a biópsia e, graças ao meu bom Deus, deu benigno… Então o tratamento é parar de tomar esse veneno chamado anticoncepcional. Nunca mais vou tomar esse veneno !!! E, se depender de mim, ninguém mais vai tomar, porque eu vou contar o que aconteceu comigo!

O adenoma hepático, também conhecido como adenoma hepatocelular, é um tipo raro de tumor benigno do fígado que é produzido por níveis alterados de hormônios e que, por isso, é mais comum aparecer em mulheres entre os 20 e os 50 anos, após uma gravidez ou devido ao uso prolongado de anticoncepcional oral, por exemplo.

Normalmente, o adenoma hepático não produz sintomas e, por isso, é quase sempre identificado acidentalmente durante uma tomografia computadorizada ou um ultrassom para tentar diagnosticar outro problema.

Como não é grave e é considerado um tumor benigno, o adenoma geralmente não precisa de qualquer tipo específico de tratamento, sendo apenas recomendado manter vigilância com exames regulares, já que, embora seja muito baixo, existe risco de se tornar maligno ou romper, originando uma hemorragia interna.

Principais sintomas

Na maior parte dos casos o adenoma hepático não causa qualquer tipo de sintoma, no entanto, algumas pessoas podem referir a presença de uma dor leve e constante na região superior direita do abdômen.

Mulher relata que teve tumor no fígado após tomar anticoncepcional

Embora seja raro, o adenoma pode romper e ficar sangrando para o interior da cavidade abdominal. Nesses casos, é comum sentir uma dor abdominal muito forte e repentina, que não melhora e que é acompanhada de outros sintomas de choque hemorrágico como aumento do batimento cardíaco, sensação de desmaio ou transpiração excessiva. Caso exista suspeita do adenoma ter rompido é aconselhado ir imediatamente ao hospital para estancar a hemorragia.