Onde você foi, Ivanka? Como a família da primeira filha deixou o plano falido

Na convenção nacional republicana, Ivanka Trump prometeu lutar por mães. Mas sua proposta foi rejeitada em meio à reforma fiscal republicana

 Ivanka Trump prometeu trabalhar pela igualdade de gênero “ao lado” de seu pai. Fotografia: Joe Raedle / Getty Images

“Como mãe, de três crianças pequenas, sei o quanto é difícil trabalhar enquanto criamos uma família. E eu também sei que sou muito mais afortunado do que a maioria “.

Essas foram as palavras de Ivanka Trump na convenção nacional republicana de 2016, momentos antes de seu pai tomar o palco para aceitar a nomeação de seu partido para presidente. Em pé no pódio antes de uma multidão de milhares em Cleveland, com mais milhões assistindo em toda a América, Ivanka brindou Donald Trump como um campeão das mulheres trabalhadoras, enquanto prometeu lutar pela igualdade de gênero “bem ao lado dele”.

Veja também:

Oficial da CIA confessa que foi ELE que matou Bob Marley

Ivanka parecia perfeitamente apta para o momento, falando tanto de sua própria experiência como mãe de três filhos e de um CEO de alto perfil cuja marca se concentrou nas mulheres no local de trabalho.



Mas quase um ano após a administração do Trump , o portfólio da Ivanka em uma série de questões econômicas das mulheres – da licença familiar paga para a igualdade de remuneração e cuidados infantis acessíveis – permanece em grande parte desprovido de vitórias políticas. Os seus esforços representaram principalmente a defesa pública, aparentemente longe da agenda de seu pai.

Na semana passada, seu impulso para um crédito de imposto infantil expandido pagou dividendos menores durante o debate do Senado sobre a reforma tributária. Mas os críticos disseram que sua abordagem preferida à questão favoreceria em grande parte os americanos ricos, enquanto uma alternativa que permitiria que mais famílias trabalhadoras recebessem o benefício fosse rejeitada pelos republicanos no Congresso.

“Se sua prioridade ou seu plano fosse criar e avançar políticas nacionais e internacionais que promovam a oportunidade das mulheres no local de trabalho, elas não se concretizaram”, disse Kelly Dittmar, professora assistente de ciências políticas da Rutgers University e estudiosa em o Centro de Mulheres e Política Americana no Instituto Eagleton de Política.

Conduzindo ao voto de imposto, Ivanka estava na Índia, promovendo o plano de férias familiares remuneradas, que exigiria que os empregadores ofereçam seis semanas de férias remuneradas para novos pais. Os republicanos, entretanto, avançaram para uma proposta muito mais estreita como parte de sua legislação tributária, ignorando efetivamente um plano de orçamento da Casa Branca lançado em maio que adotou o modelo de Ivanka.

A licença familiar remunerada classifica-se entre os exemplos mais flagrantes da diferença de gênero nos EUA quando comparados com outros países.

Os EUA são os únicos desproporcionais entre 41 países desenvolvidos que não exigem licença remunerada para novos pais, de acordo com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Embora não tenha havido um impulso notável no Congresso liderado pelos republicanos para abordar a licença familiar paga de forma substancial, uma modesta proposta do senador Nebraska Deb Fischer foi incluída no plano fiscal aprovado pelo Senado no início do sábado ao longo de uma votação no partido .

A provisão visa incentivar as empresas a fornecerem até 12 semanas de licença médica ou médica paga, oferecendo um crédito tributário limitado a 25% aos empregadores que voluntariamente o fazem.

Mas mesmo esse ramo de oliveira menor não estava incluído em um plano fiscal aprovado pela Câmara dos Representantes no mês passado, e continua a ser visto se os republicanos em ambas as câmaras concordem em deixá-lo em uma conta final. A provisão também foi fortemente criticada por democratas e grupos progressistas como oferecendo mais uma quebra de impostos para as empresas em vez de se reunir por trás de um mandato claro que os empregadores oferecem licença familiar paga.

O crédito de imposto sobre férias pagas seria apenas temporário, e mesmo alguns economistas conservadores argumentaram que teria pouco impacto.

Ivanka, que manteve a licença familiar paga permanece na agenda da administração, em vez disso, esforçou-se durante as negociações de reforma tributária para expandir o que é conhecido como o crédito fiscal para crianças.

Depois de sugerir inicialmente uma dedução das despesas de assistência à infância, que os críticos disseram que favoreceriam desproporcionalmente os agregados familiares de alta renda, como ela própria, Ivanka jogou seu apoio atrás de uma medida autorizada pelos senadores Marco Rubio e Mike Lee que dobrariam um crédito de imposto existente de US $ 1.000 por criança .

Os senadores apresentaram uma emenda que ajudaria a compensar os custos do que teria ascendido a uma expansão de US $ 87 bilhões no crédito fiscal para crianças, reduzindo a alíquota do imposto corporativo para 21%. O plano fiscal republicano, em vez disso, propôs reduzir a taxa de imposto corporativa para 20%, abaixo dos seus atuais 35%, a pedido da Trump.

Ivanka, que se dedicou a várias discussões sobre o assunto com Rubio, Lee e um punhado de outros republicanos do Senado, usou sua plataforma para pressionar o plano. Mas, até mesmo, a influência dela se mostrou limitada quando seu pai, por meio de um porta-voz da Casa Branca, se opôs rapidamente à medida dias antes da votação do Senado. Enquanto a lei de impostos aprovada pelos republicanos do Senado ainda dobra o crédito fiscal não reembolsável de US $ 1.000 por ano por criança para US $ 2.000, a emenda Rubio-Lee para expandir o crédito para milhões de famílias pobres foi votada.

Ivanka ainda elogiou a passagem do plano tributário, anunciando na segunda-feira: “Na semana passada, o Senado nos trouxe um passo importante mais próximo do histórico #TaxReform . Estamos ansiosos para o Congresso reconciliar as duas contas e assinar a Lei de Impostos e Impostos em lei juntos! “

“As mulheres não vão acreditar nela”

Grupos externos alinhados com os democratas disseram que Ivanka mais uma vez ficou aquém das promessas que ela fez às mulheres ao receber um projeto de lei contendo grandes cortes de impostos para os americanos mais ricos e fazendo pouco para melhorar as condições econômicas das famílias trabalhadoras.

Os democratas empurraram um projeto de lei com ramificações muito mais amplas do que a proposta da Ivanka, buscando fornecer até 12 semanas de licença para fins familiares e médicos com pagamento parcial. A legislação, introduzida pelo senador de Nova York, Kirsten Gillibrand e conhecida como Family Act , estabeleceria um programa de seguro nacional para pagar a licença, financiado por contribuições patronais e empregadas.

Emily’s List, que trabalha na eleição de mulheres democráticas pró-escolha, comparou os esforços de Ivanka para as mulheres vestir-se. “Como tudo o que esta administração faz, Ivanka Trump e o crédito fiscal do partido republicano beneficiam os ricos enquanto não fazem quase nada para tornar a assistência à infância mais acessível para as famílias que trabalham”, disse Alexandra DeLuca, porta-voz do grupo.

“Ivanka pode afirmar que ela é uma campeã para as mulheres, mas enquanto ela continua a apontar uma administração que tenta a cada passo reverter os direitos das mulheres, as mulheres não vão acreditar nela”.

Mas, mesmo que o desempenho de Ivanka permaneça sob constante escrutínio, ela lentamente recuou do foco e assumiu um papel mais diminuído quando comparado com os meses anteriores da administração Trump.

Como o conselheiro especial Robert Mueller escalou o inquérito federal sobre uma potencial colusão entre a campanha presidencial de Trump e a Rússia, Ivanka e seu marido, Jared Kushner, assumiram uma presença mais silenciosa na Ala Oeste. Kushner continua a ser uma pessoa de interesse na investigação, decorrente de sua própria série de contatos anteriormente não revelados com os russos.

De acordo com um relatório do New York Times publicado no mês passado, o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, discutiu a possibilidade de Ivanka e Kushner deixarem a Casa Branca até o final do ano. (Kelly contestou que ele nunca “pensou em se livrar de Jared e Ivanka”).

Ivanka geralmente se mostrou visivelmente frustrada pela reação que ela incorrera por conta de seu pai.

Enquanto falava ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, em um painel em abril, Ivanka foi aborrecida pela multidão quando afirmou que seu pai era um defensor dos direitos das mulheres. Ela também desconcertou os grupos de mulheres, apoiando a decisão de seu pai de encerrar uma regra da era de Obama destinada a fechar as disparidades salariais de gênero através de uma melhor compreensão dos padrões de discriminação salarial discriminados por gênero e raça.

Alguns, no entanto, argumentam que a responsabilidade que Ivanka freqüentemente carrega não é proporcional à sua posição. “Colocar qualquer culpa singular sobre Ivanka Trump por essas políticas que não passaram seria injusto”, disse Kelly Dittmar, da Universidade Rutgers.

“A responsabilidade nessas questões reside, em última instância, com aqueles que estão fazendo a política, neste caso … o presidente e os chefes de várias agências executivas, bem como o Congresso”.

Dittmar, no entanto, disse que era justo avaliar se a Ivanka conseguiu influenciar as políticas da administração de seu pai. “Muitas vezes, procuramos que as mulheres de qualquer administração sejam as únicas a enfrentar os problemas das mulheres”, disse ela. “Obviamente, homens e mulheres também precisam assumir essas questões como importantes”, acrescentou Dittmar. “A diferença com a Ivanka é que ela é apresentada por esses problemas. Ela disse que estas são minhas e essas são minhas prioridades “.

“Quando as mulheres conseguem, todos nós conseguimos”

Na sequência da cimeira dos empresários na cidade indiana de Hyderabad no mês passado, os cartazes da Ivanka foram erguidos em torno da cidade, lendo: “Quando as mulheres conseguem, todos conseguimos”.

Foi um tema que Ivanka propôs em seu discurso principal para a cúpula. “Como ex-empresário, empregador e executivo em uma indústria dominada pelos homens, vi de primeira mão que, muitas vezes, as mulheres devem fazer mais do que seus homólogos masculinos para provar-se no trabalho, enquanto também cuidam desproporcionalmente suas famílias em casa “, disse Ivanka.

“Após a eleição do meu pai, vi uma oportunidade de deixar meus negócios para o privilégio de servir nosso país e capacitar todos os americanos – incluindo as mulheres – para ter sucesso”.

Ela apresentou uma lista de iniciativas que a Casa Branca estava propondo para melhorar o status quo das mulheres americanas, especialmente aquelas em negócios. “Nossa administração está avançando políticas que permitem às mulheres prosseguir suas carreiras e cuidar de suas famílias”, disse ela.

Fonte: The Guardian