Mulher ameaçada por ex-namorado

Mulher ameaçada por ex-namorado na Liberdade é morta

Uma mulher de 28 anos foi encontrada morta na noite deste sábado (25/01), em Candeias, na região metropolitana de Salvador. A vítima foi localizada por populares em um matagal, no distrito de Menino Jesus. Mulher ameaçada por ex-namorado.

Veja também: Amante morto com mulher de PM era evangélico e noivo

De acordo com a fonte do Informe Baiano, o corpo de Deisilane Rosa Barreto tinha sinais de tortura, foi queimado e próximo havia uma faca. A suspeita é que o ex-namorado dela teria sido o autor do assassinato e o homem já havia tentado matar a vítima. Inclusive, ainda segundo a fonte do IB, ele usava tornozeleira eletrônica.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais em março de 2019 mostra o suspeito ameaçando Deisilane com uma faca e a obrigando a entrar em uma residência, no bairro da Liberdade, em Salvador. Vizinhos conseguiram acalmar o homem e evitaram algo mais grave. Após o fato, a Justiça determinou que o agressor não se aproximasse mais da vítima.

A jovem deixa dois filhos e o enterro acontece na tarde desta segunda-feira (27/01), na Ordem 1ª de São Francisco, que fica na Quinta dos Lázaros. O crime é investigado pela Poícia Civil.

Femicídio”ou feminicídio são expressões utilizadas para denominar as mortes violentas de mulheres em razão de gênero, ou seja, que tenham sido motivadas por sua “condição” de mulher. O conceito de “femicídio” foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, mas foi nos anos 2000 que seu emprego se disseminou no continente latino-americano em consequência das mortes de mulheres o corridas no México, país em que o conceito ganhou nova formulação e novas características com a designação de “feminicídio”.
O assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero recebeu uma designação própria: feminicídio. No Brasil, é também um crime hediondo desde 2015. Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para coibir os assassinatos femininos é fundamental conhecer suas característica e, assim, implementar ações efetivas de prevenção.