Motoristas por aplicativos

Motoristas por aplicativos em Salvador vivem sob constante ameaça, enquanto a violência persiste em 2023

por Léo de Topó 

Os motoristas por aplicativos em Salvador e na Região Metropolitana continuam enfrentando uma terrível onda de violência, apesar de uma ligeira queda nos números comparados ao ano anterior. Os dados alarmantes são revelados pelo Sindicato de Motoristas por Aplicativos na Bahia, que apontam para uma situação preocupante que coloca em risco a vida e a segurança desses trabalhadores.

Veja também: Concurso Público em Lauro de Freitas para a Secretaria de Saúde: Inscrições Abertas

De acordo com a entidade sindical, entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2023, um espantoso total de 267 motoristas por aplicativos se tornaram vítimas de roubo ou assalto. Embora esses números representem uma redução em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 441 casos, a magnitude dos incidentes ainda é extremamente preocupante.

O que chama ainda mais a atenção é o aumento dos crimes violentos envolvendo motoristas por aplicativos, incluindo latrocínios (roubo seguido de morte) e sequestros. Este ano, até o final de agosto, já foram relatados pelo menos 3 latrocínios e diversos casos de sequestro, deixando a comunidade dos motoristas atônita e aterrorizada.

Um dos incidentes mais chocantes recentes ocorreu no último domingo (1º), quando o motorista de aplicativos Joab da Silva Santos foi encontrado morto em Camaçari. Seu corpo, crivado de balas, foi cruelmente abandonado na Estrada das Cascalheiras. As autoridades policiais ainda estão investigando o caso, mas o trágico episódio serve como um lembrete sombrio das ameaças constantes que os motoristas enfrentam em seu trabalho diário.

O Sindicato de Motoristas por Aplicativos na Bahia exige medidas urgentes das autoridades para garantir a segurança de seus membros. O medo constante de se tornar uma vítima de violência está afetando profundamente a comunidade de motoristas, levando muitos a reconsiderarem sua profissão e os riscos associados a ela.

É fundamental que o governo e as forças de segurança tomem medidas decisivas para combater essa escalada de violência contra os motoristas por aplicativos em Salvador e região, a fim de proporcionar um ambiente mais seguro para esses trabalhadores que desempenham um papel vital no transporte público da cidade. Caso contrário, a tragédia de Joab da Silva Santos poderá ser apenas mais um capítulo em uma narrativa de terror que assola essa comunidade.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.