LAURO DE FREITAS

Parceria entre Ministério da Justiça e Prefeitura de Lauro de Freitas fortalece segurança não letal

por Léo de Topó 

A segurança pública do município de Lauro de Freitas, na Bahia, recebeu um importante reforço na tarde da última quinta-feira (05), com a chegada de 20 armas não letais destinadas à Guarda Municipal da cidade. A solicitação das armas foi feita pela prefeita Moema Gramacho ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, demonstrando o comprometimento de ambos com a segurança e o bem-estar da comunidade.

Veja também: Prefeitura de Lauro de Freit@s promove ‘Dia D’ da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente

A cerimônia que marcou a chegada dos equipamentos também contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, reforçando a parceria entre o governo estadual e a administração municipal para fortalecer a segurança pública na região.

As armas não letais serão alocadas temporariamente no Batalhão de Choque até que sejam qualificadas e normatizadas para o uso da Guarda Municipal. A medida visa combater ações criminosas e reforçar a segurança cidadã, promovendo a proximidade entre a polícia municipal e a comunidade.

A prefeita Moema Gramacho expressou sua gratidão ao ministro Flávio Dino por atender prontamente ao pedido de envio das armas, destacando a rapidez com que a solicitação foi atendida. “Agradeço ao ministro Flávio Dino, que prontamente atendeu nosso pedido e contribuiu para viabilizar o envio das armas para a nossa cidade. Parabenizo ele também pela resposta rápida ao nosso pedido, que reforça seu comprometimento com a segurança e o bem-estar do nosso povo”, comentou a prefeita.

Flávio Dino, por sua vez, enfatizou a importância da medida para o combate às ações criminosas em Lauro de Freitas. “A Bahia é um estado que procuramos sempre apoiar em todas as áreas, é uma orientação do presidente Lula. Neste caso de Lauro de Freitas, a prefeita esteve aqui solicitando apoio ao trabalho da guarda municipal e das forças municipais que são essenciais para garantir segurança aos cidadãos e famílias”, explicou o ministro.

Ele também ressaltou que a entrega das armas não letais é apenas a primeira solicitação atendida e que outros pedidos da prefeitura serão considerados. “São armas que vão reforçar a segurança municipal, nessa concepção de segurança cidadã, que nós temos no sentido de juntar policiamento de proximidade, uso comedido e proporcional da força, e presença junto às comunidades”, acrescentou Flávio Dino.

Moema Gramacho enfatizou que a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública é fundamental para promover a paz e preservar a integridade física de toda a comunidade e dos agentes da Guarda Municipal.

Além da entrega das armas não letais, a cerimônia também incluiu a modernização da sede da Superintendência da Polícia Federal da Bahia, a entrega da delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, a entrega de veículos e equipamentos destinados ao sistema prisional, o repasse de recursos do Programa Escola Segura, a assinatura do termo de cooperação para a implantação da delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana, a assinatura de acordo de cooperação técnica para criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), em Ilhéus, e a transferência Fundo a Fundo do Pronasci, para o fortalecimento da segurança pública da Bahia.

O reforço na segurança pública de Lauro de Freitas representa um passo importante na busca por um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os seus cidadãos, demonstrando a eficácia da colaboração entre os governos municipal e federal na promoção do bem-estar da comunidade.

Um minuto, por favor…

Agradeço pelo interesse neste artigo! Se você apreciou o conteúdo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor  CLICANDO AQUI.