Mastigar chiclete

Mastigar chiclete durante o exercício físico pode ser um aliado contra o excesso de peso em homens com mais de 40 anos, ao incitá-los a caminhar mais rápido.

Se procura uma boa solução para perder peso sem esforço, esta é uma dica que não custa experimentar: cientistas chineses acreditam que mascar chicletes durante o exercício físico pode ser uma combinação poderosa contra o excesso de peso. Mastigar chiclete

Leia mais: Homem ter ralação com homem e mulher serão chamados de Hétero flex

“Combinar exercício físico e chiclete pode ser uma maneira eficaz de controlar o peso”, escrevem os cientistas no Journal of Phisical Therapy Science, citados pela AFP.

Na apresentação da pesquisa no Congresso Europeu sobre a Obesidade, em Viena, os cientistas disseram que a técnica pode ser particularmente eficaz em países como o Japão, em que andar é “o meio de transporte mais utilizado”.

Embora estudos anteriores já tivessem descoberto que mascar chicletes aumentava o gasto de energia em pessoas em descanso, este estudo, segundo a Sábado, é o primeiro dedicado aos efeitos do chiclete em pessoas enquanto andam.

No estudo, os pesquisadores examinaram “o ritmo cardíaco, a distância percorrida, a velocidade de marcha, o número de passos e gasto energético” de 46 atletas japoneses, com idades entre 21 e 69 anos.

A estes atletas foi pedido que caminhassem ao “ritmo natural” durante 15 minutos em uma pista de atletismo. Metade mascou dois chicletes durante o percurso e a outra metade ingeriu os ingredientes das gomas em forma de pó dissolvido em água.

No final, perceberam que aqueles que mascavam chicletes apresentaram, globalmente, uma frequência cardíaca mais elevada. Além disso, os efeitos eram mais visíveis em homens com mais de 40 anos. Quando mascavam, tendiam a andar mais rápido, percorrendo uma distância maior, o que os fazia gastar mais calorias.

A ligação entre mascar chiclete e andar não foi estudada profundamente. Porém, a equipe de cientistas especula que a razão é a “sincronização cardiolocomotora” – o fenômeno no qual os batimentos cardíacos representam um ritmo correspondente a um movimento repetitivo, como o mascar de um chiclete.

O estudo tinha como objetivo encontrar uma solução para a obesidade. “Métodos preventivos e tratamentos eficazes são necessários”, referiram os pesquisadores.