Departamento da Assistência Farmacêutica Municipal Projeto Farmácia Viva

Projeto Farmácia Viva… O Departamento da Assistência Farmacêutica tinha como uma das metas na programação Anual de Saúde a implantação da Fitoterapia como RECURSO TERAPÊUTICO e como tema para EDUCAÇÃO CONTINUADA. Para isso, foi desenvolvido o Projeto Uso Racional de Medicamentos e Fitoterápicos nas Unidades de Saúde da rede (PSFs) pelos farmacêuticos do município.

Um projeto que além de trazer informações sobre o uso racional de plantas medicinais para os profissionais  das Unidades através das oficinas de sensibilização, também levou aos munícipes o Chá Educativo, atividade em que os farmacêuticos e a equipe multidisciplinar abordavam num encontro extremamente agradável, ao ar livre, informações sobre as plantas medicinais, quais seus benefícios e riscos quanto ao uso, permitindo uma troca de saberes entre a equipe de saúde e os usuários.

Observando o interesse da população laurofreitense sobre o tema, o departamento de assistência farmacêutica iniciou um monitoramento acerca dos editais publicados pelo ministério da saúde para captação de recurso financeiro para o município.

Em novembro de 2017 foi publicada a Chamada Pública SCTIE/ MS nº 01/2017 e prontamente uma equipe de farmacêuticos elaborou o projeto intitulado “Farmácia Viva no município de Lauro de Freitas: integração ensino, assistência e extensão”  para concorrer ao edital. Vários municípios brasileiros concorreram, mas apenas dez foram selecionados.

O projeto de Lauro de Freitas foi contemplado, sendo o único da Bahia! Esse projeto consiste na implantação de um horto terapêutico e posterior manipulação de medicamentos fitoterápicos utilizando o insumo vegetal produzido no próprio município. Foi firmada uma parceria com a União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) para que o projeto contribua para a formação dos estudantes desta instituição. Em contrapartida a UNIME cederá sua infraestrutura de laboratórios e equipamentos para que seja realizada a manipulação de fitoterápicos.

A Unidade de Vida Nova foi a escolhida para abrigar o Horto Terapêutico.

O plano  de trabalho desenvolvido pela Assistência Farmacêutica prevê quatro etapas: reconhecimento etnofarmacológico (em parceria com sociedade civil e equipe técnica serão pesquisadas quais as plantas medicinais utilizadas pela população no nosso município), implantação do horto terapêutico, manipulação dos fitoterápicos e dispensação destes em duas unidades de saúde.

Também serão desenvolvidas oficinas de capacitação para os profissionais e estudantes que participarão da pesquisa de mapeamento de uso de plantas medicinais, com destaque para os agentes comunitários em saúde; para os farmacêuticos abordando o tema da manipulação dos fitoterápicos, de forma que se garanta a eficácia, segurança e qualidade dos mesmos; e para os profissionais habilitados a prescreverem fitoterápicos de acordo com as normas de cada conselho de classe para aprimorarem seus conhecimentos acerca da prescrição desse novo recurso terapêutico que será implantado no município.

Esse projeto será implantado, desenvolvido e monitorado pelo Departamento da Assistência Farmacêutica Municipal, através de um profissional Farmacêutico Especialista em Fitoterapia e Prescrições de Fitoterápicos. A execução será realizada em parceria com a Superintendência de Atenção Básica.

Projeto Farmácia VivaProjeto Farmácia Viva

O departamento de Assistência Farmacêutica agradece a todos que apoiaram a implantação desse projeto! Felicidade maior é desenvolver projetos que tragam mais saúde para os munícipes, que valorizam a autonomia do indivíduo e que mostram que os gestores estão empenhados em oferecer o que há de melhor para a população de Lauro de Freitas!