Mãe abandona filha de 4 anos porque a menina é preta e de olhos escuros

Mãe abandona filha de 4 anos porque a menina é preta e de olhos escuros

Mãe leva filha para creche e avisa que não volta para buscá-la

Uma menina de 4 anos foi abandonada pela mãe em um centro municipal de educação infantil (Cmei) no Parque das Grevíleas, em Maringá. O caso aconteceu na segunda-feira, quando a mulher, de 18 anos, levou a filha na creche e disse para a diretora que não voltaria para buscá-la.

Leia mais: Briga entre alunas termina em tragédia! “Quebrou o pescoço dela”
Leia mais: Mulher comete suicídio após ser exposta pelo marido em rede social

Ela ainda sugeriu que a educadora ligasse para a avó da criança, que a abrigaria. A avó, por sua vez, entregou um bilhete à direção do Cmei, informando que não tinha condições de ficar com a neta, pois morava de favor na casa de conhecidos. Uma vizinha da avó se solidarizou, levou a criança para a casa e denunciou ao Conselho Tutelar.

Carlos Bonfim, conselheiro tutelar que acompanhou o caso, diz que a mãe demonstrou frieza em todo o processo. “Ela disse que não queria mais a filha na frente da menina”, relata. “Ela nos tratou com rispidez e aparentava certo descontrole emocional.”

A mulher, que tem um filho de 1 ano e 2 meses e estaria grávida de dois meses, divide uma casa com o companheiro e os sogros. O homem e os pais não querem que a menina more com eles e se ofereceram para alugar um imóvel para que mãe e filha morassem juntas, mas a mulher negou.

A menina foi acolhida pela tia e pelo tio materno. Ao Conselho Tutelar, o casal teria dito que a criança tem sido rejeitada pela mãe desde o nascimento. Na certidão, não consta o nome do pai. Segundo Bonfim, a menina já passou dois anos na casa dos tios, mas depois retornou aos cuidados da mãe.

A partir de agora, a criança vai morar com o casal e ser acompanhada por psicólogos da rede municipal. O conselho fez um termo para que a guarda seja concedida aos tios, dando o primeiro passo para uma possível adoção.

“Apesar de ser criança, ela sente a rejeição e comentou com a tia que, talvez, se tivesse pele e olhos claros, como os filhos do companheiro da mãe, pudesse ter sido aceita pela família”, diz o conselheiro.

Neste ano, a mãe procurou atendimento no Conselho Tutelar. Na ocasião, ela afirmou que estava com dificuldades para criar a filha e gostaria que a avó assumisse o papel.

Ela vai responder por abandono de incapaz.

Fonte: Paraná Portal