Centro de Combate à Desinformação

Centro de Combate à Desinformação: Lula é o único brasileiro na lista da Ucrânia

Em um boletim do Centro de Combate à Desinformação, o governo da Ucrânia incluiu o nome do o ex-presidente Lula em uma lista de pessoas que “promovem narrativas da propaganda russa”.

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

São 78 pessoas nesta lista e Lula é o único brasileiro no cadastro do Centro de Combate à Desinformação, uma plataforma criada pela defesa ucraniana. Segundo o centro, petista foi colocado na lista após afirmar que Zelensky seria tão culpado pela guerra quanto o presidente russo, Vladimir Putin.

Centro de Combate à Desinformação

A entidade foi criada no ano passado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para tentar combater o que considera manipulações e informações enganosas disseminadas por Moscou.

Críticas a Volodymyr Zelenskyy

A segunda frase foi retirada de uma entrevista que o ex-presidente deu para a revista americana Time, divulgada em 4 de maio deste ano. “Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão, como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin, porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse Lula à revista.

Logo após a divulgação da entrevista, a Embaixada da Ucrânia no Brasil criticou o posicionamento do ex-presidente. “A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia”, afirmou a embaixada em nota.

Até a última atualização desta reportagem o ex-presidente Lula não havia se posicionado sobre a lista feita pelo governo da Ucrânia.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI