Lula

Lula diz que guerra com Rússia e Ucrânia seria resolvida num bar tomando várias cervejas se possível

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já foi considerado uma das grandes lideranças internacionais, apelou nesta quarta-feira (30) pelo fim da guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão russa, e frisou que os motivos para o conflito seriam resolvidos no Brasil em uma mesa de bar regada a cerveja.

Em evento sobre igualdade e democracia na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e para um público de menos de 5 mil pessoas, Lula afirmou que é preciso respeitar a soberania e a integridade territorial dos países e que as nações devem ser tratadas em igualdade de condições.

“Queria avisar pro Putin, para o presidente da Ucrânia, avisar para o Biden, avisar para os presidentes dos países europeus: parem com essa guerra, o povo precisa de paz”, disse Lula em um discurso de quase uma hora, se referindo a Vladimir Putin, presidente da Rússia, Volodymyr Zelensky, líder da Ucrânia, e Joe Biden, presidente dos EUA.

Por que motivos a Rússia invadiu a Ucrânia: resumo

Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.

Por um lado, a Rússia diz querer impedir o que classifica de cerco à sua fronteira com a possível adesão da Ucrânia à Otan, aliança militar de 30 países, que se expandiu pelo Leste Europeu, incluindo hoje 14 países do ex-bloco comunista.

Putin acusa ainda, o governo ucraniano de genocídio contra ucranianos de origem étnica russa que vivem nas regiões separatistas de Donetsk e Luhansk. Ele alega que a invasão tenta “desmilitarizar e desnazificar” a Ucrânia, o que pode servir de justificativa para uma eventual deposição do atual governo ucraniano.

A Ucrânia não é um membro da Otan, e embora pleiteie entrada no grupo, não há qualquer previsão de que isso ocorra num futuro próximo. Atualmente, é um “país parceiro”, isso significa que há um entendimento de que pode ser autorizado a ingressar na aliança em algum momento no futuro.

Putin afirma que as potências ocidentais estão usando a aliança para cercar a Rússia e quer que a Otan cesse suas atividades militares na Europa Oriental.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI