Leo Santana e Denny agitam Festa de Emancipação em Lauro

Leo Santana e Denny agitam Festa de Emancipação em Lauro de Freitas

Cortejo cultural e desfile cívico com participação de 26 grupos e escolas do município abrem, na segunda-feira (30), a festa dos 56 anos de Emancipação Política de Lauro de Freitas, a partir das 9h. A história da cidade vai ser contada por meio da dança, do colorido das fantasias e do batuque dos tambores em reverência aos personagens que ajudaram construir a cidade. Leo Santana e Denny agitam Festa de Emancipação em Lauro…

Leia mais: Conheça a banda ERVADOCE, um dos novos nomes do Reggae nacional

À noite, a grande atração é o pagodeiro Leo Santana. De cima do trio elétrico o artista apresentará para o público, a partir das 20h, um show especial de 3 horas de duração, com canções conhecidas da galera como Vai Dar PT, Um Tal de Toma, Abana, entre outras. Mas a festa, na Praça da Matriz, começa às 15 horas, com as bandas locais O Print, Hit Soul e Batata, e será encerrada com o ritmo contagiante de Denny Dennan, ex-Timbalada, às 23h.

Leo Santana e Denny agitam Festa de Emancipação em Lauro

Leo Santana e Denny agitam Festa de Emancipação em Lauro

DESFILE

Tradição na cidade, o desfile dos grupos culturais e das escolas sai do final de linha do Centro para mostrar toda a diversidade de ritmos e manifestações populares do município. Os primeiros a desfilar são as fanfarras Renovação da Bahia, seguida da Charanga Vem Com a Gente.

Logo após os estudantes, a ala das baianas traz ao cortejo toda tradição e magia das manifestações de matriz afro, assim como os integrantes do Polo de Capoeira com o gingado da dança e a cadência do berimbau. As Beijuzeiras de Areia Branca e o samba de roda Renascer de Quingoma farão parte do desfile.

Na terça-feira (31), data oficial da emancipação, a festa será encerrada com missa solene, celebrada pelo Arcebispo Dom Murilo Krieger, na secular igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h. O parabéns para a cidade será cantado na praça ao lado da igreja, acompanhado pela Charanga Vem com a gente, logo após a missa.

HISTÓRIA

O historiador Gildásio Freitas conta que a freguesia de Santo Amaro de Ipitanga cresceu em volta da Igreja da Matriz ainda nos tempos do Brasil Colônia. Foi distrito de Salvador, depois Camaçari, voltou para Salvador. “Somente em 1962, depois de resoluções, decreto e lei, por indicação do então vereador da capital Paulo Moreira de Souza, Ipitanga é emancipado com o nome de Lauro de Freitas”, relata. Onze anos depois, passou a integrar a RMS.

Lauro de Freitas é considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia, e possui uma planta industrial baseada em “indústrias limpas”. Seu comércio concentra-se na Estrada do Coco (BA-099), que corta o município e nas zonas centrais de alguns bairros.

Jornalista Giovanna Reyner
Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas