Lauro de Freitas sedia campeonato gay de futebol

Lauro de Freitas sedia campeonato gay de futebol

Após vencer o Bárbaros Futebol Clube de São Paulo (SP) por 3 a 2, o Bravus FC de Brasília (DF) sagrou-se campeão da 1º Copa Gay do Nordeste, realizada neste sábado (9) e domingo (10). Lauro de Freitas sedia campeonato gay de futebol

Leia mais: Lauro de Freitas: Homem é espancado na fila do recadastramento biométrico

Em clima de lacração, a partida foi disputada na Arena Golaço, em Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Seis times dos estados da Bahia, Sergipe, São Paulo e Brasília – Distrito Federal brigaram pelo troféu Jean Wyllys, uma homenagem ao ex-parlamentar, alvo de homofobia. A 1º Copa Gay Nordeste é uma organização do Dendê Futebol Clube Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

Lauro de Freitas sedia campeonato gay de futebol

Após a estreia de sábado (9) com muita fechação e habilidade nos pés, os times jogaram pelas fases semifinal e final neste domingo (10), além da premiação e encerramento. 100 atletas competiram durante os dois dias na modalidade Fut-7, esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores cada, com a vitória de primeiro lugar para o Bravus FC (DF), seguido dos Bárbaros FC (SP) em segundo, Capital FC (DF) em terceiro, Dendê FC (BA) em quarto, e Natus FC (SP) e Araras FC (SE) nas quinta e sexta posições. O Dendê contou com uma torcida muito especial, as Mães Arco Iris, que vibravam na lateral do campo a cada lance.

Com assistência de materiais e logística, Uilson Souza, secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), destacou o apoio da Prefeitura e o dinamismo do esporte. “Apoiamos a construção da Copa desde o início. Sabemos que o futebol pode quebrar várias barreiras, se tornando um espaço de inclusão universal. O esporte transforma vidas e aqui pudemos ver exemplos de conquistas e combate a preconceitos” enfatizou.

Lateral do Bárbaros, Alberto Hossoe conta que a Copa Gay Nordeste é o maior campeonato que o time já participou. “Nosso time completa um ano agora em março e é importante estarmos nesses espaços. O mercado esportivo é muito difícil para homossexuais, que existem em times tradicionais e não podem se assumir por questões de contratos e patrocínios. Esta é a nossa luta: diversidade e inclusão” pontuou.

Bola tocada, o zagueiro do Natus, Eduardo Ramos, falou sobre esporte e sexualidade. “Esta Copa e outras ligas são promovidas para dar visibilidade a pessoas que antes eram excluídas apenas por sua sexualidade. Demonstramos não só a competência de jogar, mas de que o esporte é para todos”, ressaltou.

Idealizada pelos jogadores do Dendê FC, a Copa Gay do Nordeste surge com intuito de expandir o esporte para minorias. “Pensamos o futebol como inclusão, e por isso, há mais de um ano começamos a reunir pessoas para criar um time gay. Fomos achando nomes que ajudaram no projeto e logo com a formação do time demos início a construção da 1º Copa Gay Nordeste, em que todos teriam que ser gays, homens trans ou bissexuais. O futebol é um meio de muito preconceito. Aqui, a bola representa o preconceito e nós chutamos ela” frisou Elivelton Brandão, vice-presidente do Dendê FC, primeiro time de futebol formado por homens gays na Bahia.

TORCIDA MUITO ESPECIAL

No passe da bola e cheias de amor, as “Mães Arco-íris” do coletivo de Salvador, demonstraram a força de uma torcida colorida. “Somos mães de LGBT’s e sabemos como apoio e respeito da família condiciona essas vidas. Quando nos tornamos mães por amor, todos os LGBT’s se tornam nossos filhos” disse Cristina Sarmento, integrante do coletivo.

Lauro de Freitas sedia campeonato gay de futebol

O coletivo é de abrangência nacional e tem representação na Bahia com visando dar visibilidade à importância do amor, aceitação e suporte das mães na luta dos filhos LGBT’s. As mães promovem ações frequentes de combate a LGBTfobia.