projeto de lei

Moema Gramacho anuncia projeto de lei para mudar nome da cidade

Em missa celebrada nesta quarta-feira (15) em homenagem ao padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, a prefeita Moema Gramacho (PT) anunciou um projeto de lei para alterar o nome do município, devolvendo o nome do santo católico para a cidade.

Veja também: Pai de santo estupra 4 mulheres e alega que estava incorporado

Lauro de Freitas era a freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, parte de Salvador, até sua emancipação como município em 1962. A mudança de nome foi proposta na época pelo vereador soteropolitano Paulo Moreira de Souza, em homenagem a Lauro Farani Pedreira de Freitas, candidato a governador do Estado em 1950 e falecido em acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa, em plena campanha.

Reconhecendo a história do povo deste município, enviarei à Câmara de Vereadores, para aprovação, o Projeto de Lei que defende o nome Santo Amaro de Ipitanga como o fidedigno desta cidade, anunciou a prefeita, apoiada na proposta pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Ao refletir a história de Santo Amaro de Ipitanga, penso que ele é quem deveria ainda ser o nome desta cidade, defendeu o sacerdote.

O senador Jaques Wagner (PT), o secretário de Desenvolvimento Urbano Nelson Pelegrino (PT) e o secretário de Justiça e Direitos Humanos Carlos Martins (PT) também estiveram na missa que celebrou o padroeiro laurofreitense. As comemorações continuam na noite desta quarta (15), com um show do Padre Alessandro Campos na Praça da Matriz.