Cornos: Aconteceu hoje (25), de julho na Câmara Municipal de Lauro de Freitas o café da manhã em comemoração ao dia dos cornos.

A brincadeira é realizada a mais de 15 anos pela Associação dos Cornos da cidade. Mais de 100 pessoas participaram do evento que teve muita comida,sucos, e não podia faltar claro, os donos da festa os “Cornos”.

A brincadeira teve participação de muita gente que se diz ter sido corno e de outros que apenas diz que acha engraçado ou divertido a comemoracao. Segundo o organizador do evento ser “corno” não é só uma questão de estética e sim de reflexão de onde errou no relacionamento.Disse Malhado.

A  presença marcante de “Culhinha”, Prefeito de Areia Branca neste evento, deixa os participantes mais a vontade, pois é onde se confirma que “corno” e ser um pop star, pois estamos em todo lugar! Disse Culhinha aos risos.

Curiosidades

Comunidades realizavam os festejos dos cornos, no dia de São Marcos, saindo da igreja de São Mateus, todos os anos. O evento consistia numa procissão que levava até o templo uma coroa com um corno na ponta que, após receber a bênção, coroava todos os homens casados.

Certa feita, entretanto, o padre proibiu a conotação religiosa do evento. Reza a lenda que, então, no ano seguinte, enquanto o povo seguia a parte profana do Dia de Cornos, realizava o padre a missa do dia de São Marcos, quando pela igreja entrou uma rês que foi-se ajoelhar diante do púlpito – dando a todos a certeza de que o evento, mesmo sem o aval do sacerdote, tinha a bênção dos céus.

Consiste na bênção da coroa e, após isto, um escrivão e um mordomo a levava até cada homem casado do lugar, para ser coroado. Os solteiros, chamados de burros, apenas assistiam, esperando para quando, uma vez contraído o matrimónio, pudessem também ser coroados.

Texto: Alex Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *