Ivermectina

Ivermectina mostra ‘efeito antiviral’ contra a covid-19

A farmacêutica japonesa Kowa disse na segunda-feira (31) que o medicamento antiparasitário ivermectina mostrou um “efeito antiviral” contra a ômicron e outras variantes do coronavírus em uma pesquisa não clínica conjunta.

Veja também: Confederação orienta prefeitos a não darem reajuste a professores de 33,24%

A companhia, que vem trabalhando com a Universidade de Kitasato de Tóquio em testar o medicamento como potencial tratamento para covid-19, não forneceu mais detalhes.

Ensaios clínicos estão em curso, mas a promoção da ivermectina como tratamento contra covid-19 gerou controvérsia.

O medicamento não é aprovado para tratamento da covid-19 no Japão e a Administração de Medicamentos e Alimentos dos EUA – FDA, a Organização Mundial da Saúde – OMS, a reguladora nos EUA e a Merck, que produz o medicamento, alertou contra seu uso pela falta de evidência científica que ele tem um efeito terapêutico.

Em recomendações em seu site com data de setembro de 2021, a FDA citou crescente interesse no medicamento para prevenir ou tratar a covid-19 em humanos, mas disse que havia recebido vários relatos de pacientes que precisaram de atenção médica, incluindo hospitalização, após se automedicarem com ele.

O uso da ivermectina para tratar covid-19 está atualmente sendo investigado em um ensaio clínico no Reino Unido conduzido pela Universidade de Oxford.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI