Homem usa compressa de “álcool” para baixar febre do filho e acontece uma TRAGÉDIA

Um caso trágico, ocorrido em Shenzhen, Dongguan, na China, tem levantado grande tristeza nas redes sociais. Um homem identificado apenas por Chang, acabou provocando a morte do próprio filho de apenas dois anos. Tudo aconteceu após ele fazer uso de uma compressa de álcool para baixar a febre do menino.

Após a divulgação do ocorrido, muitas pessoas passaram a debater sobre os métodos caseiros para tratamentos de doenças, sendo que, na maioria das vezes, são considerados pouco seguros. A informação foi dado pelo site R7 aqui no Brasil e tem causado uma divisão de opiniões entre os internautas.

Chang, contou que estava desesperado e resolveu fazer algo para baixar a temperatura corporal de seu filho. Utilizando álcool, ele fez uma compressa nas axilas do garoto, que em poucos segundo veio a desmaiar. Ainda mais desesperado, Chang levou o filho às pressas para uma unidade de saúde em Shenzhen, porém, todo o seu esforço acabou não valendo, pois, o filho acabou morrendo no dia seguinte. Os médicos afirmam que o motivo teria sido por intoxicação de metanol. O pai da criança afirma não ter o conhecimento de que o álcool poderia ter causado o desmaio.

Segundo o médico plantonista, o pai da criança pensava que ao utilizar o álcool, a temperatura do corpo do menino iria baixar, porém, acabaram usando uma quantidade muito alta do produto, cerca de um litro do álcool industrial. O pai realmente não tinha o conhecimento sobre as diferenças entre o metanol e o etanol.

O etanol é o álcool recomendado para esses fins, tendo utilizada tanto em serviços domésticos como em bebidas alcoólicas. O metanol é o álcool completamente tóxico para os humanos, sendo utilizado apenas em processos industriais.

Leia também:

Cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada, afirma Taís Araújo

O episódio com o filho de Chang, acabou servindo de alerta para as demais famílias que tem como costume, fazer o mesmo procedimento em crianças. Mesmo sabendo que em alguns casos o método possa funcionar, o pediatra Marco Aurélio Safadi, explica que esse tipo de prática não é recomendado.

febre

Em casos de febre, médicos pediatras só indicam o uso de medicamentos, caso a temperatura esteja superior a 37,8ºC. Ainda esclarecem que a invés de compressa com álcool, os pais podem fazer compressas de limão em toda a área das pernas da criança, pois trará alivio. Esse processo deverá ser realizado com 20 cm de tecido de algodão, um limão com casca e um recipiente médico com água morna. Após, basta colocar o limão cortado na água morna, em seguida, enrolar as faixas com ataduras que deverão ser colocadas dentro do recipiente. Em seguida deve-se torcer e colocar sobre as pernas da criança. É recomendado que seja dos joelhos para baixo. Antes de envolver os pés, aqueça-os com massagem.

Fonte: f7noticias