Homem transexual está destransicionando

Homem transexual está destransicionando

Issa Ismail, de 26 anos, é uma estadunidense que nasceu mulher, mas aos 19 assumiu-se transgênero, começando a transição com o uso de testosterona.

Leia mais: PT e PSOL se unem para apresentar projeto que cria a profissão de ladrão

Veja também: Confederação orienta prefeitos a não darem reajuste a professores de 33,24%

Sua realidade é a mesma de milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, segundo estudo de 2020 desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), 4 milhões de pessoas se identificam como transgênero ou não binárias.

Durante a adolescência, o lado feminino começou a aflorar e ela deu vazão a isso. Sete anos mais tarde, quando começou a passar por dificuldades com sua identidade de gênero, resolveu se assumir transgênero para sua família, para que pudesse começar a transição.

Segundo explica, Issa usou hormônio masculino (testosterona) por seis anos, com isso ganhou muito do aspecto masculino, desde o crescimento de pelos faciais até a voz. Também se submeteu a uma cirurgia para remover os seios em 2016.

No entanto, sua vida tomou outro rumo no início de 2021, quando percebeu que lutava contra a depressão e não era feliz como homem. Então, em fevereiro do mesmo ano, tomou a importante decisão de “destransicionar”, ou seja, fazer o caminho de volta ao seu gênero de origem, feminino, abolindo a terapia com testosterona. Issa revela que isso lhe trouxe um “alívio instantâneo”.