prorrogação do auxílio emergencial

Governo Federal confirma prorrogação do auxílio emergencial

O governo federal confirma a prorrogação do auxílio emergencial. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que vai prorrogar a concessão do benefício ainda este ano. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o gestor disse que a população terá acesso a novos pagamentos mensais em dezembro.

Leia mais:  Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

É cada vez mais difícil entender se a ajuda emergencial será ou não estendida. Nos últimos dias, houve uma série de especulações sobre a concessão do subsídio, que tem sido a única fonte de renda para os brasileiros mais pobres. Segundo Guedes, novas mensalidades serão liberadas até 2022.

Auxílio emergencial novamente estendido

Diante da dificuldade em implementar o Ajuda brasil, que substituiria o Bolsa Família e o auxílio emergencial, o governo avalia as possibilidades de manutenção dos projetos atuais.

Para que a nova proposta fosse aceita, era necessário encontrar uma lacuna na folha orçamentária que, na época, ultrapassa o teto fiscal imposto pelo Congresso Nacional.

“Estamos confiantes de que o Brasil está no caminho do crescimento. O ministro Tarcísio (de Freitas, infraestrutura) venderá mais 22 aeroportos, o ministro (Rogério) Marinho (Desenvolvimento Regional) vai concluir as obras inacabadas, e o ministro João Roma (Cidadania) vai estender o auxílio emergencial. Então somos uma equipe remando para o Brasil”, disse Guedes.

Vale ressaltar que os rumores sobre a renovação do auxílio emergencial se intensificaram nos últimos dias, quando o presidente, Jair Bolsonaro, disse que sua gestão continuaria com os pagamentos. Até então, Guedes alegou que o projeto seria suspenso.

O ministro da Cidadania, João Roma, também entrou na linha de Bolsonaro defendendo a permanência do auxílio emergencial. No entanto, os gestores ainda não se reuniram para definir quais medidas serão tomadas.

Segundo o Ministro da Economia, “a proteção dos cidadãos em situação de vulnerabilidade é feita com o novo programa social Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família”, e não com auxílio emergencial.

Quais são as chances de implementar o Auxilio Brasil ?

Até agora não se sabe se o novo programa pode ou não ser adotado. O governo precisaria encontrar uma maneira de garantir seu custo sem exceder o teto orçamentário, a atividade, no entanto, não tem sido fácil de realizar.

Uma das alternativas propostas por Guedes foi aumentar as alíquotas por meio de uma reforma tributária. No entanto, o texto do projeto permanece barrado entre as instâncias públicas de Brasília.

Lista de benefícios prometidos do Auxilio Brasil

  • Benefício de Primeira Infância: Inclui famílias com crianças até 36 meses incompletas.
  • Benefício de Composição Familiar: Ao contrário do Bolsa Família, que limita o benefício a jovens de até 17 anos, será destinado a jovens de 18 a 21 anos incompletos.
  • O objetivo, segundo o governo, é incentivar esse grupo a completar pelo menos um nível de escolaridade formal.
  • Superação do Benefício de Pobreza Extrema: Se após receber os benefícios antes da renda per capita mensal da família não ultrapassar a linha de pobreza extrema, terá direito a apoio financeiro sem limitações relacionadas ao número de membros do núcleo familiar.
  • Auxílio Esporte Escolar: Voltado para estudantes entre 12 e 17 anos incompletos, membros de famílias beneficiadas pela Ajuda Brasileira e que se destacam nos Jogos Escolares Brasileiros.
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: Para estudantes com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas e beneficiários do Brasil Aid. A transferência do valor será feita em 12 parcelas mensais.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI