Feministas

Feministas. Caso ganhou repercussão após grupo ir à Justiça contra o Miss França

Um caso inusitado envolvendo o concurso de beleza da França chama a atenção. A competição do Miss França está sendo processada por Feministas após as competidoras serem escolhidas pelo critério apenas da aparência física.

Leia mais:  Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Segundo as normas do concurso de beleza, as concorrentes precisam ser solteiras; ter mais de 1,70m de altura; nunca ter se casado ou tido filhos; não ter piercings ou tatuagens, mechas ou extensão de cabelo; não ser fumantes. Além disso, elas não podem engordar durante a competição ou alterar seu penteado.

A situação ganhou repercussão após três ex-concorrentes do concurso se unirem a um grupo feminista, o Osez le Feminisme, e processarem os donos dos direitos do Miss França e a Endemol, empresa responsável por transmitir a competição.

O processo tem por base críticas aos critérios de seleção supostamente discriminatórios.

O feminismo é um movimento que, segundo os historiadores, surgiu após a Revolução Francesa e que se fortaleceu na Inglaterra, durante o século XIX, e depois nos Estados Unidos, no começo do século XX. Esse movimento luta pela igualdade de condições entre homens e mulheres, no sentido de que ambos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades.

As origens do movimento feminista remontam ao período das revoluções liberais, das quais o grande destaque foi a Revolução Francesa, influenciada pelos ideais do Iluminismo. Desse período, pode-se destacar a ação de Olímpia de Gouges, que, durante os anos iniciais da Revolução, lutou pela emancipação dos direitos das mulheres, defendendo, principalmente, o direito das mulheres de participar ativamente da política.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI