Doença de pele misteriosa deixa população em pânico na Bahia

Doença de pele misteriosa deixa população em pânico na Bahia

Doença misteriosa que causa coceira e bolhas avermelhadas é diagnosticada em mais 70 pessoas na BA; secretaria fala em ‘surto’

Órgãos de saúde dizem ter registrado ocorrências em Salvador e na região metropolitana da capital. Uma doença misteriosa que causa coceira e bolhas avermelhadas na pele foi diagnosticada em mais 70 pessoas nos últimos dias em Salvador e região metropolitana, segundo informações divulgadas pelas Secretarias de Saúde Municipal e Estadual. Doença de pele misteriosa deixa população em pânico na Bahia.

O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador informou já ter contabilizado 79 casos. A Secretaria Estadual, por sua vez, fala em 11 ocorrências, em bairros como Patamares, Cajazeiras, Canabrava, Canela, Dom Avelar, Fazenda Grande, Jardim das Margaridas, Pau da Lima, São Marcos e na cidade de Lauro de Freitas.

“Demos início às investigações logo agora em 6 de outubro, quando tivemos a informação, de 5 de outubro, que teriam alguns casos. Iniciamos uma primeira etapa desse estudo, que consiste em fazer esse levantamento. É importante chamar atenção que esse número pode aumentar, porque é fruto desse trabalho minucioso de investigação para que, nessa região, a gente identifique exatamente quem são as pessoas que, porventura, apresentaram essa lesão de pele que está ocasionando o que a gente já considera um surto”, disse a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica da capital, Cristiane Cardoso.

Os primeiros casos foram registrados em um condomínio do bairro de Patamares, em Salvador. A psicóloga Patrícia Correia, que mora no local, disse que, em junho, o filho de 11 anos teve os primeiros sintomas: coceira no corpo e caroços bem avermelhados em várias partes do corpo.

O caso, segundo ela, foi tratado inicialmente com uma possível alergia e melhorou, mas, há duas semanas, o menino voltou a apresentar o problema. Patrícia disse ter tomado um susto depois que descobriu que não era só o filho dela que estava com os sintomas dentro do condomínio.

“Pessoas relatavam no grupo que estava na quadra. Crianças tiveram, o professor teve e muitas pessoas que jogaram vôlei do outro condomínio aqui do lado também tiveram”, afirmou Patrícia.

Adultos, idosos e até bebês do local estão com o mesmo problema. Os moradores do condomínio acreditam que mais de 30 pessoas tiveram esse problema. Eles chegaram a esse cálculo com base em fotografias e informações compartilhadas através de grupos de aplicativos de celular. “Nas fotos que eu vi, eu vi pessoas em estado bem grave, parecendo até queimaduras, bolhas. Muito sério mesmo”, disse Patrícia.

Autoridades de saúde estiveram no condomínio e conversaram com os moradores, mas depois descobriram que pessoas de outros bairros da cidade também tiveram os mesmos problemas. A reportagem recebeu mensagens de pessoas dos bairros de Stella Maris e Pituba e também do município de Camçari, na região metropolitana de Salvador, relatando que estão com sintomas parecidos.

O infectologista Antônio Bandeira diz que, diantes dos casos, já é possível falar em surto da doença misteriosa. Ele afirma que os primeiros exames já descartaram dengue ou chikungunya. “Uma das coisas que tem se procurado pelo menos não parece estar ligado é com as clássicas zika, chikungunya e dengue, dado que os exames do Lacen [Laboratório Central] foram negativos para isso. Agora, é necessária a continuidade da investigação”, destaca.

O Laboratório Central está examinando amostras das feridas e exames de sangue de alguns pacientes. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber também amostras de animais e insetos que serão capturados nos locais onde as pessoas tiveram os sintomas.

“Os casos têm resolução tranquila. Nenhum desses casos, a princípio, pelo menos até o momento, pode ser que isso mude, tenham evoluído de forma grave. Esse estudo deve, inclusive, estar sendo iniciado já no início da semana que vem. Não tenho dúvida que é uma necessidade imediata”, disse o infectologista Antônio Bandeira.

Doença de pele misteriosa deixa população em pânico na Bahia

Sem pânico

Embora ainda não estejam claras origem e consequência da doença misteriosa, o infectologista Antônio Bandeira afirmou que não há motivo para que a população de Salvador e Lauro de Freitas entre em pânico. Segundo ele, não existe registro de pessoas internadas em decorrência dos sintomas, ou qualquer caso de morte relacionado aos 79 registros feitos pela SMS.

“São sintomas simples. Pode até assustar em alguns casos, no sentido visual, mas não temos nenhum óbito associado. É algo que vai passar naturalmente em algum momento, então não há mesmo o que temer. A medicação também é feita à base de anti-inflamatórios”, garantiu o professor.