Diretor da UPA faz esclarecimentos de como funciona o atendimento Saiba como funciona o atendimento na UPA de Itinga

Diretor da UPA faz esclarecimentos de como funciona o atendimento A UPA – ( Unidade de Pronto Atendimento ) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana atendendo a população nas situações de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, etc.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, sala de nebulização, laboratório de exames e leitos de observação, além de contar com uma equipe médica composta de técnicos de enfermagem, enfermeiros e de (02) clínicos e (02) pediatra. Segundo o Diretor da UPA de Itinga, a unidade registra mais de 340 atendimentos diários, um acréscimo de 36% a mais que no ano passado.

O diretor da UPA informou que ao chegar na unidade, os pacientes após serem atendidos na recepção, passam a ser acolhido por uma enfermeira que faz avaliação da complexidade do caso, filtrando as informações e identificando o grau de atendimento em uma ficha de Pronto Atendimento que será direcionado para o médico de plantão.

Nesta ficha é informada a Classificação de Risco do paciente através de identificação de cores, que sinalizam o tempo de espera no atendimento para cada caso que chega na unidade. Levando em consideração a avaliação dos casos de urgência e emergência de pequena, média e alta complexidade.

Ainda segundo o diretor, existe dentro da unidade um cartaz contendo informações, sobre o tempo de espera do paciente para cada cor dentro da classificação de risco.

Questionado pela redação do site sobre as eventuais demora no atendimento na unidade, o diretor esclarece que na UPA é a gravidade do caso e não a ordem de chegada que determina a rapidez com que o paciente será atendido. Por isso, casos que não sejam de urgência podem demorar mais a receberem atendimento e que, os atendimentos seguem a classificação de risco conforme identificado pelo profissional de saúde na ficha, porém pode acontecer de chegar um paciente com uma situação mais grave do que aquela pessoa que já estava aguardando a ser atendida, e a mesma ter que esperar um tempo a mais do que o normal, devido a gravidade do outro paciente, a exemplo de um paciente com fratura exposta, Insuficiência respiratória ,Parada cardiorrespiratória entre outras situações.

Diretor da UPA faz esclarecimentos de como funciona o atendimento

” Existem as salas vermelhas e amarelas, e que as vezes tem uma movimentação atípica onde desloca um quantitativo de médicos para um atendimento de urgência e emergência, que muita das vezes causa uma demora maior nos atendimentos classificados como azul e verde, ou seja pacientes com menos gravidade no atendimento”. Ressaltou Antonio Abreu.

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