Especialistas discutem Desafios da educação no Brasil

Desafios da educação no Brasil… Com o tema “Desafios para a Educação Baiana”, foi realiza nesta segunda-feira (19/02), no auditório da Secretaria da Educação, mais uma edição do ciclo de Seminários Temáticos/Plano de Desenvolvimento Integrado do Estado (PDI). O objetivo foi discutir os desafios para um planejamento estratégico para a Educação até o ano 2035, com contribuições de especialistas.
O encontro contou com a participação dos secretários da Educação do Estado, Walter Pinheiro, do Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e do chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), Cláudio Peixoto, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes).
Para o secretário da Educação, Walter Pinheiro, a escola do futuro não existe sem investimento no eixo pedagógico. “O financiamento nas escolas tem que ter como base a promoção do eixo pedagógico, com o objetivo de estabelecer novas metodologias de ensino para as unidades, além de perceber as peculiaridades de cada região e trabalhar a necessidade de aprendizagem de cada localidade.
Não precisamos ter o mesmo livro didático para um estudante do Extremo Sul e Extremo Norte do Estado, pois são realidades diferentes. E para isso, temos que ter a formação continuada dos professores, visando essas novas características de ensino, utilizando a tecnologia como ferramenta para preparar esses educadores no exercício de sua profissão”, disse.
Entre as palestrantes estava a pró-reitora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Tânia Hetkowski, que falou sobre tecnologias educacionais. “O que o secretário Pinheiro aborda é muito importante, porque tecnologia nem sempre está direcionada às ferramentas. A nossa maior tecnologia é a capacidade inventiva de nossos professores.
Por isso, as universidades têm que ser um local para formação de educadores que desenvolvam conhecimento aplicado na prática, e não mais aquela ideia academicista ultrapassada em ficar dando palpite de longe achando que as escolas devem acatar aquela pedagogia”, disse.
Já o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e secretário de Educação de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel Nacif, ressaltou o desafio de aliar os cursos de Educação Profissional com o mundo do trabalho.
“Em pesquisas recentes, percebemos que o número demográfico no Brasil vai crescer com as perspectivas de uma população envelhecida e com pouca produtividade. Ainda percebemos que, mesmo com o crescimento do nível educacional que tivemos nos últimos anos, isso não reflete o ideal do desenvolvimento produtivo do brasileiro. Então, esse é um desafio para o planejamento estratégico que devemos estar atentos”, declarou.
Sobre o PDI – O Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035 tem o objetivo de pensar a Bahia até o ano de 2035 com estratégias que contemplem os diversos segmentos da sociedade construindo uma Bahia mais inclusiva e equitativa. A ação é realizada pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Desafios da educação no Brasil
 Desafios da educação no Brasil
Fonte: Secretaria de Educação do Estado