Banda Legião Urbana

“Nós não queremos a marca, quero só poder cuidar do meu patrimônio artístico que está nos 12 discos Banda Legião Urbana,” disse o músico

Os membros remanescentes do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, estão em uma disputa jurídica com Giuliano Manfredini, filho do ex-vocalista da banda, Renato Russo, sobre o uso do nome da banda. A disputa dura oito anos e está no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que nesta terça-feira (6) vai julgar o pedido do filho de Renato Russo de ter exclusividade sobre a marca Legião Urbana.

Em entrevista à CNN, o guitarrista Dado Villa-Lobos disse não querer o controle da marca para lançar materiais comerciais, mas apenas para usá-la em shows, como em 2015, quando comemorou os 30 anos do primeiro disco do grupo. “Nós não queremos a marca, quero só poder cuidar do meu patrimônio artístico que está nos 12 discos do Legião. Tudo isso nasceu porque em 2015 um juiz nos autorizou a comemorar os 30 anos do primeiro disco,” disse o guitarrista. “Não quero vender camiseta, eu quero preservar a verdade, a história.”

Villa-Lobos diz que o grande prejudicado por uma possível decisão favorável a Giuliano Manfredini são os fãs, já que isso pode determinar o fim de novos projetos com o material da banda.

“Se a gente perder hoje pode enterrar o Legião Urbana pois nenhum projeto sobre a banda vai acontecer. Estamos enfrentando uma jurisprudência bizarra em que uma terceira pessoa, que não tem nada a ver com a banda, vai ter controle da nossa obra.”

Cinco dias antes de morrer, Renato Russo, vocalista e autor de todas as canções da Legião Urbana, atendeu o telefone e disse: “Estou mal e não posso mais nem falar”. Diagnosticado com Aids, o cantor estava cada vez mais debilitado e não resistiu a complicações pulmonares e renais causadas pela doença. Ele faleceu em casa, à 1h15 da madrugada de 11 de outubro de 1996, aos 36 anos.

O relato da ligação divulgado pela revista ‘Veja’, que descreveu como o cantor respondeu ao ator e amigo Marcelo Berê, que tinha feito a chamada para saber como ele estava. A precoce morte de Renato Russo foi noticiada como a de um “rebelde”, que “com versos e rock nomeou a sujeira e o vazio de sua época”.

Dado Villa-Lobos, ex-guitarrista do Legião Urbana, em entrevista à CNN (05.abr.2021) Foto: CNN Brasil