PT

Decisão do PT entrega governo ao Carlismo

A desistência da candidatura de Jaques Wagner do PT, anunciada nesta segunda-feira (28), reflete o desinteresse do partido com as pautas da extrema esquerda. Essa é a avaliação do candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ao governo baiano, Kleber Rosa. O partido espera se beneficiar com a confirmação de um nome mais ao centro do que da esquerda clássica, como seria o caso de um postulante do PT.

Veja também: Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro

Nome da legenda que representa uma frente oposicionista de esquerda no estado, o ativista afirma que o fato de o atual governo ter sido de um partido de posição progressista pode significar, para os seguimentos da esquerda, uma expectativa de que pontos específicos e pautas importantes para os movimentos sociais sejam alcançadas.

“Quando a gente vê o giro do PT, que pode significar a entrega para os setores carlistas, isso é como significar o fracasso absoluto do PT, que o PT fez na Bahia e o porque não avançou. Não conseguiu apresentar políticas significativas de melhorias da qualidade de vida das pessoas e, ao final [do seu governo] entrega de volta [o estado] a seguimentos da direita a e da oligarquia”, ponderou.

Para ele, por mais que haja uma ideia de que o apoio do PT ao PSD na Bahia tenha um objetivo mais a nível nacional, o jogo reflete mais do mesmo:  “Na verdade, Otto Alencar é o legítimo representante da oligarquia baiana. Não é a toa que ele sempre foi ligado ao ACM avô. Ver a possibilidade de um confronto entre duas bandas do carlismo apoiada e respaldada pelo PT é triste”.

O PSOL Bahia confirmou em Conferência Eleitoral, os seus candidatos ao Governo da Bahia e ao Senado para as eleições de 2022, eleitos com ampla maioria. O professor, policial civil e ativista Kleber Rosa foi o escolhido para disputar uma vaga no Palácio de Ondina em outubro e a socióloga, ativista e dirigente estadual e nacional da sigla, Tâmara Azevedo, concorrerá ao Senado Federal pelo partido.

A Conferência Eleitoral aconteceu em modo virtual no sábado (29), e decidiu também que a vaga de vice-governador na chapa será ocupada pelo atual tesoureiro do PSOL Bahia, ex-presidente do partido no estado e membro da Executiva Nacional da legenda, Ronaldo Mansur, que teve seu nome referendado junto ao de Kleber Rocha pela militância da sigla socialista.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras custa tempo e dinheiro. Nós, do DEOLHO News, temos o compromisso diário de levar até os leitores conteúdos críticos, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, apoie da maneira que puder ou, se preferir… Faça uma Doação CLICANDO AQUI