curso gratuito para eletricistas

A Coelba abre nesta terça-feira (28) inscrições para seu curso gratuito de capacitação em redes de distribuição de energia elétrica. São 700 vagas em Salvador, 700 em Feira e 700 em Vitória da Conquista, totalizando 2.100 vagas. O curso será o primeiro da “Escola de Eletricistas” que a Coelba está abrindo e que funcionará em parceria com o Senai. Já é preciso ser eletricista para fazer a especialização.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do Senai (clique aqui), até as 18h do dia 6 de setembro – ou até o limite de vagas por município ser atingido.

Para se candidatar, é preciso ter concluído ensino médio ou equivalente, ter pelo menos 18 anos, ter carteira de habilitação definitiva e ter certificado no curso de Eletricista Instalador Residencial de Baixa Tensão, com carga mínima de 120 horas, emitido por uma instituição credenciada pelo MEC e homologada pela Coelba. Uma lista com essas instituições estão no site.

A data do curso ainda será divulgada, mas as aulas serão de segunda a sexta, das 18h às 22h, e aos sábado, das 8h às 12h, com carga de 470 horas. As aulas acontecerão nas unidades do Senai de Salvador (Dendezeiros), Feira e Conquista.

O curso vai capacitar os alunos para executar atividades em instalações elétricas nas redes de distribuição de energia. Os alunos vão entrar no banco de talentos da Coelba, podendo ser chamados para futuras oportundiades de trabalho.

O Técnico em Manutenção Elétrica é o profissional responsável por projetar, planejar e especificar sistemas e equipamentos elétricos- eletrônicos.
Um Técnico em Manutenção Elétrica elabora e controla plano de manutenção.
Está sob as responsabilidades de um Técnico em Manutenção Elétrica atualizar cadastro de equipamentos no sistema de manutenção informatizado, emitir requisições de compras eletrônicas para materiais de uso na manutenção, levantar e controlar dados técnicos de equipamentos no arquivo técnico, entre outras rotinas relacionadas à área de manutenção técnica de equipamentos indústrias de britagem, analisar propostas técnicas, instalar, configurar e inspecionar sistemas de equipamentos, executar testes e ensaios de sistemas e equipamentos, coordenar empreendimentos e estudar processos elétrico / eletrônicos, fazer estimativa dos custos da mão de obra dos materiais e de outros fatores relacionados com os processos de fabricação, instalação, funcionamento e manutenção ou reparação, atender a todos os requisitos referentes às instalações elétricas previstas na NR10, ISO 14.001 e OHSAS 18.001, executar atividades operacionais e reparos elétricos de baixo risco, executar manutenção preventiva e corretiva, realizar manutenção e reparos em equipamentos eletrônicos, como painéis, dispositivos, instrumentos de medidas de precisão, relógios de medição, equipamentos digitais, de controle remoto e de funcionamento sensitivo, utilizar manuais e tabelas técnicas relativas a cálculos, normas, tolerâncias, aplicações elétricas e eletrônicas. Interpretar desenhos de construções elétricas e eletrônicas (esquemas, circuito integrado, simbologias, desenhos de máquinas etc.), desenvolver projetos relativos a painéis, construção de máquinas, equipamentos de funcionamento por controle remoto, equipamentos digitais, acompanhar a linha de produção, verificando e solucionando as eventuais dificuldades surgidas no setor, cumprir as normas de segurança do trabalho, de organização e limpeza do local de trabalho, garantir a integridade dos equipamentos, avaliar o sistema de produção e realizar alterações simples em PLC / drives, bem como recuperar backups e realizar reprogramação de redes de comunicação, realizar montagem e desmontagem em peças simples, com menor complexidade, realizar trabalhos em elétrica, de acordo com os procedimentos da empresa.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Técnico em Manutenção Elétrica é essencial possuir conhecimentos em operações de sistemas elétricos.