Criança é diagnosticada com Meningite na UPA de Itinga

Criança é diagnosticada com Meningite na UPA de Itinga

Meningite é uma doença inflamatória e pode ser fatal

Segundo informações de uma mãe que levou seu filho para a UPA de Itinga que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, disse que está complicada a situação da saúde na cidade pois, encontra-se uma criança diagnosticada com Meningite e internada no hospital. Criança é diagnosticada com Meningite na UPA de Itinga.

De acordo com ela, a direção do hospital teria informado aos pais de todas as crianças que estavam aguardando atendimento que uma outra criança estaria em uma sala isolada com Meningite, trazendo um risco para as outras crianças que segundo ela, já estão com a imunidade baixa se deparando com uma situação dessa, disse a mãe da criança paciente da UPA do bairro.
Como pode uma criança com meningite permanecer em uma UPA onde tem outras crianças vindo com outros tipos de doenças, com a imunidade baixa, podendo agravar a situação das crianças e até mesmo pegar a Meningite? Perguntou a mãe.
Para piorar a situação, o hospital do centro da cidade Nelson Barros está sem pediatra, denuncia várias outras pessoas que foram procurar por atendimento.

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro. A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção.

A meningite pode provocar lesões mentais, motoras e auditivas. “A meningite pneumocócica, – um dos tipos da doença, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae – costuma deixar sequelas tardias. No momento da inflamação da meninge pode ocorrer uma alteração auditiva de degeneração posterior. O paciente sai bem do hospital, mas pode apresentar perdas de audição ou mesmo a surdez nos próximos seis meses”, conta Augusto César Penalva de Oliveira, neuroinfectologista da Santa Casa.

Meningite viral e bacteriana

“A meningite viral é mais leve e transitória, o problema costuma se resolver em uma ou duas semanas. Já a bacteriana é mais grave, geralmente necessita de internação, pois há risco de comprometimento do cérebro. Dependendo do agente, a doença tem taxa de mortalidade entre 10% e 20%”, explica o neuroinfectologista.

De acordo com Oliveira, parentes que convivem com o paciente com meningite podem ser orientados pelo médico a tomar medicamentos como forma de prevenção.

Vírus e bactérias que causam meningite circulam no ar

Entre as medidas para evitar a meningite estão: evitar aglomerações, manter os ambientes o mais ventilados possível e ter atenção com a higiene, principalmente durante o inverno, pois a transmissão é por via respiratória (tosse e espirros). A bactéria pneumococo, por exemplo, se aloja entre o nariz e a garganta.

“Temos os vírus no organismo que ficam em estado de latência (repouso) e convivemos com bactérias o tempo todo”, lembra Oliveira. Após o contágio, o período de incubação (até a manifestação dos primeiros sintomas da doença) é curto, de dois a quatro dias.

Vacinação contra a meningite

Outra maneira de prevenir a meningite é por meio da vacinação, que protege o organismo de agentes como o pneumococo, o meningococo e o hemófilus. Estão disponíveis vacinas para crianças de 2 a 24 meses que imunizam o organismo contra meningite bacteriana, pneumonia bacterêmica e otite média aguda, ambas causadas pela bactéria pneumococo.

A vacina da rede pública inclui os sorotipos mais prevalentes de pneumococo no país (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F) e protege contra até 78% das bactérias. A versão 13-valente (disponível em clínicas particulares) inclui, ainda, os sorotipos (3, 6A, e 19A), atingindo 90% das bactérias circulantes.