Corpos de 26 meninas nigerianas foram encontrados no Mar Mediterrâneo

Corpos de 26 meninas nigerianas… Os cadáveres de 26 jovens mulheres e meninas nigerianas foram recuperados do Mar Mediterrâneo durante o fim de semana e levados para a Itália, onde autoridades disseram na terça-feira que estavam investigando como as mulheres morreram.

“É uma tragédia para a humanidade”, disse Salvatore Malfi, o prefeito da cidade portuária de Salerno, onde os corpos chegaram junto com 400 migrantes que foram resgatados no Mediterrâneo central nos últimos dias.

“Eu acho que os promotores começarão a trabalhar o mais rápido possível para avaliar se poderia ser homicídio”, disse ele em observações televisionadas, acrescentando que os resultados da autópsia para as mulheres poderiam ser divulgados publicamente em semanas.

As mulheres jovens foram estimadas entre 14 e 18 anos, disse Marco Rotunno, o oficial de comunicação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Itália. Seus corpos foram encontrados flutuando na água pela marinha espanhola na sexta-feira, e os sobreviventes em botas de borracha próximas, que em parte caíam, disseram às autoridades que eram nigerianos e partiram da Líbia.

Como os cadáveres chegaram a Salerno no domingo, ninguém deu um passo em frente para reivindicá-los como membros da família, disse o Sr. Rotunno. Ele disse que 400 migrantes também pousaram no mesmo dia. “Então, não havia chance de falar com todos eles, mas provavelmente não eram parentes dessas meninas”, disse ele.

“Para as meninas nigerianas, é bastante padrão, a questão de ser traficado”, disse ele. “É uma rede regional, infelizmente. Eu vi menores de 14 anos, e eles estavam sozinhos e da Nigéria “.

As mulheres estavam em truques que deixaram Warshefana, uma área fora de Trípoli, Líbia, no final da semana passada, e caiu em mau tempo, disse o Sr. Rotunno, citando contas mais tarde fornecidas pelos sobreviventes.

“As pessoas no mar estavam tentando nadar; A maioria deles não sabe como nadar “, disse ele. “Eles nunca fizeram isso”.

Na sexta-feira, o navio espanhol Cantabria salvou 64 pessoas e recuperou os corpos de 23 das jovens nigerianas de um dos barcos, informou a Organização Internacional para as Migrações na terça-feira. Cerca de 50 pessoas ainda estavam desaparecidas, disse.

“No navio afundado, havia várias garotas nigerianas muito jovens”, disse o comunicado.

Em uma operação separada, um navio naval italiano recuperou os corpos de três mulheres de outro barco inflável que estava transportando cerca de 139 migrantes, transferindo-os para a Cantabria, disse a OIM. Já faltam 11 migrantes desse barco.

Leia também:

Reconstituição do crime da jovem morta após dar carona pelo WhatsApp

“Esta tragédia afeta um grupo de pessoas particularmente em risco”, disse Federico Soda, diretor do Escritório de Coordenação da IOM para o Mediterrâneo. “É muito provável que estas garotas fossem, de fato, vítimas de tráfico para exploração sexual”.

Ele disse que a OIM estimou que 80 por cento das nigerianas que chegam na Itália pelo mar podem ser vítimas do tráfico.

Milhares de pessoas fugiram ou foram traficadas nas perigosas rotas do Mar Mediterrâneo para a Europa. As últimas mortes trazem o número total de mortes no Mediterrâneo em 2017 para 2.925, contra 4.305 no mesmo período do ano passado.

Corpos de 26 meninas nigerianas

“É mais difícil do que nunca prever a tendência no momento”, disse Soda. “O número de partidas da Líbia diminuiu nos últimos quatro meses, mas ainda estamos vendo grandes números serem resgatados e trazidos para a Itália em períodos relativamente curtos”.

Fonte: The New York Times