Comunicado Oficial da Prefeitura sobre a Lavagem do Caranguejo

Diante de informações desencontradas acerca da decisão da administração, em comum acordo com as entidades envolvidas, de adiar em uma semana, os festejos referentes à Lavagem do Caranguejo 2017, necessário se faz trazer a público informações que elucidam a verdade dos fatos.

A falta de Certidão de Regularidade Fiscal da entidade apresentada à Prefeitura, pelos organizadores da festa foi o motivo que levou à sua não realização neste final de semana.
Firmando seu compromisso com o fazer cultural da nossa cidade, a Administração Municipal não apenas afirma a realização da atividade no próximo final de semana (01-03/12), bem como garante a destinação dos recursos necessários para tal ação.

Vale destacar, que antes de 2005, início da primeira gestão da Prefeita Moema Gramacho, a Lavagem do Caranguejo teve desde a sua nomenclatura até mesmo o período a ela destinado modificado pelos então governantes. Aspecto que levou as entidades que lutaram por sua organização e realização ao longo do tempo á cobrar da nova administração, à época, que resgatasse a tradição da festa. E assim foi firmado compromisso pela administração e na medida em que as condições da prefeitura permitiram, foi cumprido.

Mais adiante, por ocasião já da atuação do Conselho Municipal de Cultura, na elaboração do calendário de atividades culturais tradicionais do município, o CMC saiu a campo para ouvir a comunidade e, pelas principais lideranças da festa foi afirmado que preferencialmente no último fim de semana de novembro e ocasionalmente no primeiro fim de semana de dezembro, correspondia ao período tradicional de realização festa.

Passados quatro anos a gestão da Prefeita Moema, buscou retomar a sua relação com esta tradicional manifestação cultural da nossa cidade e, de acordo com o previsto no calendário, trabalhou até o início da manhã desta sexta feira para garantir a realização da Lavagem no seu período “preferencial”, ou seja, no último final de semana de novembro, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro.

Lamentavelmente, apesar da boa fé dos organizadores pela sociedade civil, bem como de toda a disponibilidade dos setores da Prefeitura para análise, processamento e pagamento dos recursos referentes à festa esbarraram numa questão legal: Uma das certidões apresentada pela entidade indicada pelos organizadores apresentou-se vencida, por ocasião da análise da documentação exigida para a celebração da parceria.

O zelo pelo bom trato da gestão dos recursos públicos não permitem que esse aspecto fosse negligenciado pela administração do município.

Assim, após esgotados todos os prazos capazes de permitir, mesmo que num exercício hercúleo, a liberação dos recursos para a atividade, não restou alternativa que não fosse a realização da Lavagem do Caranguejo 2017, ainda no seu período tradicional, mas dentro do período ocasionalmente aceito pelos que constroem a festa ao longo das mais de três décadas de sua existência festiva, ou seja, no primeiro fim de semana de Dezembro.

Comunicado Oficial da Prefeitura sobre a Lavagem do Caranguejo

Não há dúvidas de que o povo festivo de Itinga e de todo o município que acorde ao nosso bairro mais populoso nestes momentos saberá fazer, como sempre fez, a mais animada e organizada Lavagem do Caranguejo e terá o amplo apoio da administração municipal e todos os seus setores.