Moema esclarece sobre os problemas nas eleições em escolas do município

Moema esclarece sobre os problemas nas eleições em escolas do município

Após várias confusões em escolas no município de Lauro de Freitas sobre as eleições diretas para diretores e vices, a prefeita da cidade Moema Gramacho envia Nota de Esclarecimento a população! Veja:

Implantamos as Eleições Diretas para Diretores e Vices em nossas escolas desde minha primeira gestão. Nunca tivemos problemas nas eleições. O ex-Prefeito acabou com o processo das eleições diretas na sua gestão.

Leia mais: Câmara de Lauro de Freitas libera R$ 31,2 milhões para obras em Ipitanga

Eu prometi em campanha que retornaria e por um impedimento legal não pude fazê-la como antes, mas atendendo a um pleito e sugestão da Asprolf, mandei pra Câmara e foi aprovada uma Lei pra fazer uma “Consulta Pública” pra escolha da Direção e Vice nas escolas municipais.Criamos as regras e uma Comissão pra acompanhar o processo eleitoral.

Das 46 escolas, 07 delas tiveram seu processo avaliado pela Comissão que tomou a decisão de suspender as eleições por denúncias de irregularidades durante o período eleitoral, desde ofensas à ameaças de agressão, dentre outras condutas que colocariam em risco a manutenção da eleição em si, além de não serem condizentes com a essência da própria categoria profissional.

Estamos tratando de eleições no âmbito da educação, daqueles que deveriam dar exemplo de civilidade, democracia e respeito na disputa de idéias pra melhoria da educação em nosso município e não transformar as eleições num conflito e ainda, como em alguns casos, incitando alunos e comunidades a brigarem entre si.

A suspensão das eleições nestas 07 escolas, proposta pela Comissão Eleitoral e homologada por mim, visa preservar a tranquilidade eleitoral e alertar aos educadores que, quando retornei o processo da Consulta Pública, mesmo sendo a indicação dos dirigentes uma prerrogativa da gestora, o fiz por liberalidade, por apostar no processo democrático e pela confiança que sempre depositei em nossos servidores e servidoras. Além de entender que é fruto da luta da Categoria e da Asprolf que merece ser conduzida à altura da grande conquista que representa.

MOEMA GRAMACHO