Como o PT entrará nas quebradas de Salvador?

O PT definiu como sua a candidatura da PM e dobrou a aposta irresponsável na militarização da política. Mais um gesto antidemocrático que entrará para a história, confirmando a cumplicidade do partido e de seu autoritário governador Rui Costa com o genocídio negro na Bahia e no Brasil. Mostra, também, a imunidade do racismo às estratégias negras de mobilização para o seu enfrentamento.

Veja também: Seu auxílio emergencial continua em análise? Veja o que fazer!

Nesta trama, chama a atenção a perversidade da manobra de esvaziamento da mobilização por uma candidatura negra construída pelo Movimento Negro, com o objetivo de denunciar o apartheid baiano e o genocídio negro e promover um efetivo deslocamento do protagonismo político na cidade. Bloquear o legítimo protagonismo negro e escolher alguém sem autonomia e legitimidade significa deixar tudo como está, mantendo o confortável e injusto monopólio das posições de poder e representação na cidade e reforçando as engrenagens institucionais de matar negros impunemente.

Além disso, a forma de imposição da candidatura da PM apresenta mais dois graves prejuízos à luta antirracista: 1. Em contraposição à autonomia do protagonismo negro, reforça-se a ideia do branco salvador (o governador Rui Costa), o patrono (patrão) da candidatura, minimizando a relevância da organização e atuação do Movimento Negro e produzindo um álibi para uma gestão marcada por induvidosa política racista;

2. A deliberada e cínica associação do protagonismo negro e sua agenda antirracista com a instituição que representa sua antítese, a polícia militar.

Diante da apresentação de diversas candidaturas negras qualificadas e forjadas pelas lutas antirracistas, o governador e o PT optam pela imposição do nome de uma mulher negra oficial da polícia militar, revelando a perversão do racismo institucional cultivado pela esquerda baiana e brasileira, buscando esvaziar qualquer possibilidade de por a nu as engrenagens de exclusão e terror racial que estruturam as relações sociais e político-jurídicas nesta cidade.

A farsa montada deve ser firmemente denunciada e os cúmplices devem ser expostos impiedosamente.

Como o PT entrará nas quebradas de Salvador

Quero ver como os militantes petistas chegarão ao Nordeste de Amaralina, ao Cabula e às quebradas onde a polícia mata jovens negros implacavelmente apresentando e defendendo a candidatura da PM.

Prof. Samuel Vida

Fonte: Folha Popular