Mutirão ajuda desempregada a reformar casa em Lauro de Freitas, RMS de Salvador

Depois de um mutirão feito por voluntários, uma mãe de oito filhos e desempregada, teve a casa onde mora com a família reformada. A entrega do imóvel foi no início da tarde desta sexta-feira (19), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Andréa Santos, de 42 anos, é natural de São Paulo e veio morar na Bahia com 15 anos. Aqui ela conheceu o pai dos filhos, que morreu no ano passado. Depois de ficar viúva, ela passou a cuidar dos filhos sozinha, com ajuda de doações. Apenas um dos filhos trabalha e recebe menos de um salário mínimo por mês, como funcionário de um mercadinho.

Na pandemia, a família recebeu o auxílio emergencial do Governo Federal.

Em dezembro de 2020, um grupo que faz parte de projetos sociais ficou sabendo da história de Andréia. Sinaldo Souza foi um dos voluntários. Ele teve a ideia de reformar a casa onde a família mora, que estava em condições precárias.

“Eu vim morar com ele [companheiro] no terreno do meu sogro, a gente construiu um quartinho, alguns anos depois cresceu um pouco, mas não era confortável. Era sem estrutura, não tinha móveis, não tinha espaço para ter móveis, dormíamos no chão”, relembra Andréia.

Ao saber da história, Sinaldo organizou um mutirão, que teve a participação de 30 pessoas. “Chegando lá pra entregar o presente para uma criança, vimos que a situação de moradia era muito delicada. Eu comuniquei ao grupo e resolvemos tirar eles de lá”, conta Sinaldo, um dos voluntários.

Há dois meses a família tem recebido doações do grupo e de outras pessoas. Após 45 dias de reforma, a nova casa de Andréia ficou pronta e já foi entregue à família.

“Eu estou grata, está linda. Estou muito emocionada, muita agradecida. Antes não tinha nada aqui. Não tinha nada, tinha um vão. Nem parece a mesma casa”, disse Andréia emocionada ao entrar na nova casa.